Dissertação

{pt_PT=Métricas físicas de deslocação pedonal em contexto urbano. Desenvolvimento de um modelo de teste} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo que permita parametrizar e comparar as condições de deslocação pedonal num centro urbano, relacionando o tempo e esforço físico despendido com as características do espaço exterior de circulação. Organizada em duas partes, na primeira foi descrito o desenvolvimento do modelo em si, com a pesquisa, seleção e tratamento de toda a informação essencial - caminhos e atravessamentos pedonais, modelo digital do terreno, velocidade e esforço físico do peão, sombreamento e criação das rotas e áreas de abrangência pedonais. Na segunda parte, antes de se aplicar o modelo desenvolvido em quatro casos de estudo, foram representados os caminhos pedonais em função do seu declive e sombreamento. Os casos de estudo foram divididos pela criação de rotas pedonais e pela criação de áreas de abrangência pedonal. Este modelo criado conseguiu mostrar que as diferentes camadas de caracterização e parametrização dos caminhos pedonais influenciam os resultados da deslocação pedonal. Os declives dos caminhos pedonais, a presença de escadas e os atravessamentos formais e informais dos peões influenciaram os tempos de deslocação simulado neste modelo, com resultados obtidos semelhantes aos de ferramentas disponíveis. O modelo adicionou preferências e proibições em função das características modeladas e a presença de sombreamento nos caminhos pedonais permitiu, adicionalmente, trazer uma nova dimensão de caracterização e modelação do espaço exterior de circulação. O cálculo e indicação do consumo de oxigénio e gasto energético são métricas que ajudaram a comunicar e contextualizar as deslocações pedonais nos temas enquadrados., en=It was intended to develop a model that allows the parameterization and comparison of the pedestrian travel conditions in an urban center, relating the time and energy expenditure with the circulation characteristics of the built environment. Organized into two parts, the first described the development of the model itself, with the research, selection and treatment of all essential data -- pedestrian footpaths and crossings, digital terrain model, walking speed and physical effort, footpath shading and creating the pedestrian routes and service areas. In the second part, before applying the developed model in four case studies, it was represented the pedestrian paths according to their slope and shading. The case studies were divided by the creation of the pedestrian routes and the service areas. The created model was able to show the influence of the different layers of characterization and parameterization on the results of pedestrian movement. The footpaths' slopes, the presence of stairs and pedestrian crossings influenced the travel times simulated in this model, with results similar to those obtained with already existing tools. The added preferences and prohibitions using the modeled characteristics allowed to bring a new dimension to the pedestrian movement prediction. The calculation and display of oxygen consumption and energy expenditure were metrics that helped inform and contextualize the pedestrian movements in the researched and related areas. }
{pt=Deslocação Pedonal, Design Ativo, Cidade Saudável, Rotas Pedonais, Áreas de Abrangência Pedonal, Sombreamento de Caminhos Pedonais, en=Pedestrian Travel, Active Design, Healthy City, Pedestrian Routes, Pedestrian Service Areas, Shading Footpaths}

junho 30, 2016, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Francisco Afonso Severino Regateiro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar