Dissertação

{pt_PT=A Diáspora da Bauhaus e a educação do arquiteto: Harvard GSD e Chicago IIT} {} EVALUATED

{pt=A presente investigação pretende explorar os aspetos inovadores da educação do arquiteto nos EUA, influenciados pela assimilação cultural de cada Bauhäusler emigrado neste país. O estudo inicia-se com uma breve contextualização dos fatores que determinaram a fundação da Bauhaus e analisa a evolução da metodologia de ensino adotada pela escola durante as suas três etapas: Weimar, Dessau e Berlim. Aborda-se, também o impacto pedagógico de dois diretores da escola Bauhaus, Walter Gropius (1883-1954) e Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), criadores da respetiva ideologia. Posteriormente, compara-se o ensino da Bauhaus em Weimar e Dessau com o método curricular seguido na escola de Harvard GSD a partir do momento em que Gropius aí lecionou e também com o ensino da arquitetura no Illinois Institute of Technology em Chicago, que Mies dirigia. Aprofundam-se depois quatro aspetos que se consideram inovadores no ensino da arquitetura nos EUA, influenciados pela pedagogia da Bauhaus: as metodologias mais radicais decorrentes da ação de Moholy-Nagy e Josef Albers; o conceito fundamental learning by doing; as experiências de uma nova forma de urbanismo baseada na ecologia e no capitalismo americano e, finalmente, o ensino da História enquanto ciência prática com significado, resultante do espírito do seu tempo. Concluindo, defende-se que Mies e Gropius assumem uma atitude de valorização do individuo assente na interação com o contexto envolvente. Assim, nos EUA, surge uma pedagogia que primava pelo equilíbrio entre a emoção e tecnologia, entre o pensamento e ação e entre o indivíduo e o coletivo., en=This research aims to explore the innovative aspects of the architect´s education in the USA, influenced by the cultural assimilation of each Bauhäusler emigrated in this country. The study begins with a brief contextualization of the factors that determined the Bauhaus school and analyzes the evolution of the adopted teaching methodology during its three stages: Weimar, Dessau and Berlin. It also addresses the pedagogical impact of two directors of the Bauhaus school, Walter Gropius (1883-1954) and Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), creators of it´s ideology. Subsequently, the Bauhaus teaching in Weimar and Dessau is compared with the curricular method followed at Harvard GSD since Gropius taught there and with the teaching of architecture at Illinois Institute of Technology in Chicago, which Mies directed. Then, four aspects that are considered innovative in the teaching of architecture in the USA, influenced by the Bauhaus pedagogy, get attention: the most radical methodologies resulting from the work of Moholy-Nagy and Josef Albers; the fundamental concept of learning by doing; the experiences of a new form of urbanism based on ecology and American capitalism and, finally, the teaching of history as a practical and meaningful science, resulting from the spirit of its time. In conclusion, it is argued that Mies and Gropius assume an attitude of valuing the individual based on the interaction with the surrounding context. Thus, in the USA, a pedagogy emerged thatexcelled a balance between emotion and technology, between thought and action and between the individual and the collective.}
{pt=Bauhaus, pedagogia, Harvard GSD, IIT Chicago, Walter Gropius, Mies van der Rohe, en=Bauhaus, pedagogy, Harvard GSD, IIT Chicago, Walter Gropius, Mies van der Rohe}

outubro 7, 2021, 15:40

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Cristina Dos Santos Tostões

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático