Dissertação

{pt_PT=Estudo do Comportamento Estrutural da Ponte Militar Mabey & Johnson - Soluções para aumentar a capacidade de carga e o comprimento de montagem} {} EVALUATED

{pt=As pontes logísticas militares são, desde a década 30 do século XX, indispensáveis em vários teatros de operações possibilitando transpor obstáculos com elevada rapidez, tais como cursos de água. Nos anos mais recentes têm desempenhado um papel igualmente relevante no apoio a populações civis, seja em casos de catástrofes ambientais ou como substituto temporário de pontes a serem reabilitadas. Procurando aumentar o comprimento de vão bem como a capacidade de carga da mais recente ponte logística militar em Portugal, Ponte Mabey, elaboraram-se vários modelos numéricos de elementos finitos, aferidos com outros estudos, os quais pretenderam avaliar a capacidade de carga da ponte para uma configuração de montagem de um tabuleiro contínuo com dois vãos longos de 57.91 m. Tendo em consideração as limitações de capacidade de carga encontradas para a configuração estudada, tanto para tráfego de natureza militar como civil, avaliaram-se várias possíveis soluções de reforço, desde a alteração geométrica da ponte a alterações de secção e adição de novos elementos por forma a encontrar uma solução que verifique a segurança para cargas militares, segundo os regulamentos NATO, e cargas civis de acordo com o Eurocódigo 1 – Parte 2. Uma vez definida uma solução possível de ser utilizada, realizou-se o estudo da montagem da ponte por lançamento incremental, a partir da solução proposta pelo fornecedor e um lançamento que foi possível acompanhar e estudar, na Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia n.º 1, que serviu como referência no estudo do lançamento da ponte., en=Since the 1930s, military logistical bridges have been essential to the various theatres of operations allowing to cross existing obstacles, like gaps and water courses, in a short period of time. In recent years they have also played a very important role in supporting civilian populations, whether in cases of environmental disasters or as a temporary substitute for bridges being rehabilitated. Seeking to increase both the length and the loading capacity of the most recent military logistic bridge in Portugal, Mabey Bridge, several numerical finite element models have been developed and duly benchmarked with other studies, in order to evaluate the load capacity of the bridge for a continuous deck assembly configuration with two 57.91 m long spans. Taking into account the loading limitations of the studied solution, both for military and civil traffic, several possible reinforcement solutions were evaluated, from geometric change of the bridge, to section changes and addition of new elements in order to find a solution that verifies the security for military loads according to NATO regulations and civil loads according to Eurocode 1 - Part 2. Once a feasible solution was found, the incremental launching of the bridge was studied bearing in mind the solution proposed by the supplier and an actual launch that was possible to follow and study, at the Bridge Company of the Engineering Regiment No. 1, which served as a reference for the study of the incremental launching of the bridge. }
{pt=Ponte Logística Militar, Ponte Mabey, Análise Estrutural, Lançamento Incremental, en=Military Logistic Bridge, Mabey Bridge, Structural Analysis, Incremental Launching}

Janeiro 21, 2021, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro José da Silva Gonçalves Matias

Academia Militar

Tenente-Coronel