Dissertação

{pt_PT=Avaliação de segurança de pontes em betão da rede viária nacional sujeitas ao carregamento de veículos militares} {} EVALUATED

{pt=As atividades militares realizadas em âmbito de contexto operacional por parte do Exército Português exigem, frequentemente, a utilização de estruturas existentes na rede viária nacional, designadamente pontes e viadutos, para satisfazer as necessidades de deslocação das viaturas militares. Estas estruturas encontram-se dimensionadas de acordo com a regulamentação de ações associada à época na qual se realizou o respetivo projeto, pelo que importa avaliar se as normas regulamentares utilizadas no dimensionamento garantem a segurança da estrutura para uma utilização militar. Para tal, estudaram-se os diferentes regulamentos de ações utilizados em Portugal nas últimas décadas, designadamente as sobrecargas rodoviárias correspondentes, por forma a compreender a evolução das ações consideradas no projeto e dimensionamento de estruturas de pontes. Deste modo, pretende-se obter a relação existente entre as sobrecargas regulamentares e a sobrecarga militar relativa a uma utilização mista, nomeadamente de tráfego normal e circulação de viaturas militares. No que diz respeito ao carregamento militar considerou-se a atuação de uma viatura de lagartas e de rodas, cuja classificação de carga militar corresponde à regulamentação aprovada pela NATO e prevista nas normas STANAG. No âmbito da avaliação dos casos de estudo abordados, realizou-se a verificação de segurança da estrutura do tabuleiro de três obras inseridas na autoestrada A1. Com esta avaliação pretende-se verificar as condições de segurança da estrutura do tabuleiro de diferentes obras de arte da rede nacional para uma utilização militar, tanto do ponto de vista da respetiva resistência à rotura como do correspondente comportamento em serviço. , en=Military activities often require the use of existing structures in the national road network, namely bridges and viaducts, to meet the needs of military vehicles. These structures are designed according to the regulation at the time when the respective project was carried out, so it is important to assess whether the regulatory standards used in the design guarantee the safety of the structure for a military use. To this end, the different regulations of actions used in Portugal in recent decades, namely the corresponding traffic loads, were studied in order to understand the evolution of the actions considered in the design of bridge structures. In this way, it is intended to obtain the relation between the regulatory traffic and the military loads related to a mixed use. With regard to military loading, it was considered the traffic of a tracked and wheeled vehicle, whose military load classification corresponds to the regulations approved by NATO and provided for in STANAG documents. In the scope of the evaluation of the cases of study approached, it was carried out the safety verification of the structure of the deck of three bridges inserted in the highway A1, with different structural solutions and projected according to distinct regulations. This evaluation aims to verify the safety conditions of the deck of several bridges of the national network for a military use, both from the point of view of their resistance to the ultimate limit states and the corresponding behavior in service. }
{pt=pontes em betão, sobrecargas regulamentares, sobrecarga militar, classificação de carga militar, regulamentos de ações, avaliação de segurança., en=concrete bridges, regulatory traffic, military load, military load classification, regulations of actions, safety assessment.}

Janeiro 20, 2021, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

António José Da Silva Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro José da Silva Gonçalves Matias

Academia Militar

Tenente-Coronel