Dissertação

{pt_PT=Environmental and economic assessment of RAP multi-recycling in bituminous mixtures - A case study of a road rehabilitation in Portugal} {} EVALUATED

{pt=Os ativos rodoviários e mais especificamente os pavimentos exigem avultados investimentos e têm grandes impactos ambientais. Recentemente, questões como o aumento do custo de energia, as preocupações ambientais e a consciência de sustentabilidade têm motivado os governos e as administrações a adotar medidas de redução do custo do ciclo de vida e do impacto ambiental. Uma dessas medidas é a reciclagem, nomeadamente a incorporação de misturas betuminosas recuperadas (RAP) em novas misturas. A reciclagem múltipla contribuirá ainda mais à redução e otimização da utilização de resíduos, essencial à economia circular. O principal objectivo desta dissertação é avaliar os impactos ambientais e económicos da incorporação de RAP em misturas betuminosas. Este estudo avalia e quantifica a diminuição do impacto económico e ambiental através da avaliação do ciclo de vida (ACV) e da análise do custo do ciclo de vida (LCCA) do pavimento de uma estrada em Portugal. Neste caso de estudo foram avaliados cinco cenários de reabilitação para diferentes incorporações de RAP: 0, 25, 50, 75 e 100 %. Como expectável, a incorporação de RAP levou à redução no custo total do ciclo de vida e em todas as categorias de impacto ambiental, como saúde humana, recursos, fatores ecológicos etc. A redução média no impacto ambiental e no custo do ciclo de vida, para o cenário de 50 % de RAP, por exemplo, foi 22 % e 21 % respetivamente. Além disso, foi constatado que o custo total e o impacto ambiental diminuíram e foram diretamente proporcionais à incorporação de RAP., en=Road assets, and more specifically their pavement, require high investments and generate high environmental impacts. Recent developments such as a rise in energy cost, environmental concerns and a common sustainability awareness, have led governments and agencies to attempting to lower the life cycle cost and the environmental impact. One rehabilitation technique that is reported to reduce these factors is the incorporation of reclaimed asphalt pavement (RAP) into new bituminous mixtures. Recycling and multi-recycling contribute to waste reduction and optimize the use of resources, both key elements in a circular economy approach. The main objective of this dissertation is to assess the environmental and economic impacts of RAP incorporation in bituminous mixtures. This study evaluates and quantifies the decrease in economic and environmental impact by performing a life cycle assessment (LCA) and life cycle cost analysis (LCCA) on the pavement of a Portuguese road section. In this case study, five construction, maintenance and rehabilitation scenarios were compared, each including different percentages of RAP: 0, 25, 50, 75 and 100 %. As expected, scenarios comprising RAP showed a clear decrease in life cycle cost and in all environmental impact categories e.g. human health, resources, ecological factors etc. The average decrease in environmental impact for the scenario using 50 % of RAP for example, was reported to be 22 % and 21 % in life cycle cost. Moreover, the results demonstrated that both the cost and environmental impact decrease are directly proportional to the percentage of RAP used in the mixture.}
{pt=Pavimento, reciclagem, reabilitação, mistura betuminosa recuperada (RAP), avaliação do ciclo de vida (ACV), análise de custo de ciclo de vida (LCCA), en=Pavement, recycling, rehabilitation, reclaimed asphalt pavement (RAP), life cycle assessment (LCA), life cycle cost analysis (LCCA)}

Junho 19, 2019, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Nele De Belie

Ghent University

Professor