Dissertação

{pt_PT=Implementação de vias de sentido reversível na gestão de tráfego em infraestruturas rodoviárias urbanas} {} EVALUATED

{pt=Atualmente são exigentes e complexos os desafios no setor dos transportes, como por exemplo a gestão de tráfego nas grandes áreas urbanas. Com efeito, sendo cada vez maiores os níveis de congestionamento e as limitações dos recursos disponíveis, é necessário atuar com a maior eficiência possível na capacidade das vias de forma dinâmica por oposição ao aumento da capacidade estática da infraestrutura que cada vez mais está restringido. Os constantes e mais recentes desenvolvimentos no âmbito dos sistemas inteligentes de transportes são extremamente promissores com essa finalidade, como é o caso dos sistemas de gestão ativa de tráfego. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a implementação de vias de sentido reversível em contexto urbano, atendendo que o seu maior âmbito de aplicação tem sido na gestão de tráfego em vias rápidas interurbanas. Com a análise de um caso de aplicação de via de sentido reversível no centro de uma cidade em Portugal, foi possível averiguar as especificidades de aplicação deste tipo de via em centros urbanos. A observação e a modelação do tráfego por simulação permitiu analisar o funcionamento do sistema e a sua eficiência na gestão do tráfego e na segurança rodoviária. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que mesmo numa via de curta extensão e de ciclo fixo foi possível melhorar em geral os tempo de viagem no seu atravessamento. A implementação em zona urbana apresentou particularidades de funcionamento do sistema relacionadas com a coexistência de interseções e atravessamentos pedonais com semaforização. , en=Nowadays challenges in the transportation sector such as traffic management in large urban areas are demanding and complex. Currently, as congestion levels and resource constraints are increasing, it is necessary to act as efficiently as possible on dynamic road capacity as opposed to expanding the static capacity of the infrastructure that is increasingly restricted. The constant and most recent developments in intelligent transport systems are extremely promising for this purpose, as is the case with active traffic management systems. The main objective of this dissertation is to analyze the implementation of reversible lanes in an urban area, considering that its greater scope has been in traffic management of highways and freeways. With the analysis of a case of application of a reversible lane in the center of a city in Portugal, it was possible to ascertain the specificities of the application of this type of road in urban centers. The observation and modeling of traffic through a simulation allowed to analyze the operation of the system and its efficiency in traffic management and road safety. The work developed allowed to conclude that, even in a short distance route and fixed-cycle system, it was possible to improve travel time in general. The implementation in the urban area showed particularities of the system function related to the coexistence of intersections and crosswalk with signal control. }
{pt=Sistemas Inteligentes de Transporte, Gestão ativa de tráfego, Via urbana, Via de sentido reversível, Tráfego, Capacidade, en=Intelligent Transportation Systems, Active traffic management, Urban road Reversible lane, Traffic, Capacity}

Junho 21, 2019, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar