Dissertação

{pt_PT=Optimizing the Single-engine taxi at Lisbon's Airport. TAP case study} {} EVALUATED

{pt=Fruto da crescente preocupação com o ambiente, diversas medidas foram impostas pelas autoridades no sector da aviação, visando a redução das emissões e dos consumos de combustível. Um dos exemplos de tais medidas é o programa Corsia desenvolvido pela ICAO. De forma a corresponder a tais medidas, as companhias aéreas procuram estratégias que lhes permitam simultaneamente reduzir consumos e aumentar lucros. Uma das estratégias é o single-engine taxiing que consiste em utilizar apenas um motor para mover o avião durante a fase de táxi. Nesse âmbito, este estudo apresenta uma metodologia para implementar o single-engine taxiing tendo como objecto de estudo o Airbus A320-200 da TAP Air Portugal, para o táxi-out no aeroporto de Lisboa. Esta metodologia consiste no estudo da situação actual, determinação de resultados máximos possíveis e produção de uma solução que acima de tudo garanta a segurança de todos os voos, dado que é necessário assegurar o aquecimento correcto dos motores. Nesse sentido, são analisadas as variações temporais e a influência dos locais de estacionamento e pista de descolagem utilizada, para determinar um conjunto de cenários. Estes cenários serão estudados e para cada um é determinada a localização na qual se deve proceder à ignição do segundo motor. A solução proposta por este estudo apresenta ganhos significativos para a companhia, na ordem dos 21 kg poupados por voo, e assegura a segurança de todos os voos., en=As a result of growing concern for the environment, several measures have been imposed by the authorities in the aviation sector, with an aim to reduce CO2 emissions and fuel consumption. One example of such measures is the Corsia program developed by ICAO. In order to correspond to such measures, airlines seek strategies that allow them to simultaneously reduce fuel consumption and increase profits. One of these strategies is the single-engine taxiing, which consists on using only one engine to move the airplane during the taxi phase. In this context, this study presents a methodology to implement the single-engine taxiing, having as case-study the Airbus A320-200 from TAP Air Portugal, for the taxi-out phase at Lisbon Airport. This methodology consists of the study of the current situation, determination of maximum possible results and production of a solution that above all guarantees the safety of all flights, since it is necessary to ensure the correct engine warm-up. In this sense, the temporal variations, the influence of the parking spaces and take-off runway are used to determine a set of scenarios. These scenarios will be studied and for each one it is determined the location in which the ignition of the second engine should be carried out. The solution proposed by this study presents significant gains for the company, in the order of 21 kg saved per flight, and ensures the safety of all flights. }
{pt=Single-engine táxi, Estratégia Alternativa de Taxi-Out, Poupança combustível, Redução emissões, Aviação comercial, en=Single-engine Taxi, alternative Taxi-Out strategy, Fuel Saving, Emission reduction, Commercial aviation}

Novembro 18, 2019, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado