Dissertação

{pt_PT=Análise do comportamento de vigas de betão armado com dano induzido por deterioração} {} EVALUATED

{pt=O presente trabalho consiste na análise de uma viga concebida apenas para efeitos de simulação numérica. O principal objectivo da dissertação é a avaliação do comportamento de vigas de betão armado deterioradas por corrosão através de uma análise não linear. O programa utilizado baseia-se no método de elementos finitos. A partir da revisão bibliográfica realizada adoptou-se um modelo de corrosão e de bond-slip para a construção do modelo de cálculo posteriormente sujeito a testes de avaliação da capacidade de carga em três fases distintas: numa primeira instância, a viga é sujeita a uma carga uniformemente distribuída até atingir um valor correspondente à carga de serviço (aproximadamente 60% da carga última); de seguida, o varão de aço é submetido a uma variação de temperatura consoante a localização do dano que se pretende impor de forma a simular o efeito da corrosão; por fim, aumenta-se o valor da carga uniformemente distribuída até o aço entrar em cedência. Realizaram-se diferentes testes consoante o grau de corrosão e localização de dano. Os resultados apresentados neste trabalho são os diagramas carga-deslocamento de um nó localizado a meio-vão da viga e os diagramas de tensões de tracção verificadas no aço para cada fase de carregamento., en=The following work consists on the analysis of a beam designed only for numerical simulation purposes. The main goal of the dissertation is the evaluation of the behavior of deteriorated reinforced concrete beams due to corrosion using a nonlinear analysis. The used program is based on the finite element method. Based on the literature review, a corrosion and a bond-slip model were adopted for the construction of the model, which was subsequently subjected to load carrying capacity evaluation tests in three distinct stages: first of all, the beam is loaded under a uniformly distributed load until it reaches a value corresponding to the service load (approximately 60% of the ultimate load); then the steel reinforcement is subjected to a temperature variation depending on the location of the damage to be imposed in order to simulate the corrosion effect; finally, the value of the uniformly distributed load increases until yielding of the steel is reached. Different tests were carried out according to the corrosion level and location of damage. The results presented in this work are: i) the load-displacement diagrams obtained at a specific node located at mid-span; and, ii) the tensile stress diagrams displayed by the steel reinforcement for each loading stage.}
{pt=Betão armado, Método de elementos finitos, Corrosão, Análise não linear, Fissuração, en=Reinforced concrete, Finite element method, Corrosion, Nonlinear analysis, Cracking}

Novembro 20, 2018, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

António José Da Silva Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Jorge Manuel Vinagre Alfaiate

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar