Dissertação

{pt_PT=Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Portugal. Distribuição espacial e caracterização morfo-tipológia} {} EVALUATED

{pt=Atualmente as instituições de Ensino Superior (iES) assumem um papel preponderante na sociedade, constituindo um sector diversificado em constante evolução. Para além do papel das iES no desenvolvimento e disseminação do conhecimento e do seu contributo para o desenvolvimento económico e social, estes espaços do conhecimento são hoje amplamente reconhecidos como fatores de coesão territorial e social, entendidos como elementos estratégicos nas dinâmicas e políticas urbanas. A presente dissertação tem como objeto de estudo os recintos destinados ao ensino superior público politécnico em Portugal, procurando compreender o modo como as suas características morfológicas potenciam ou condicionam as suas relações com o meio em que se inserem. Para tal, foram analisados e classificados em relação à sua morfologia, todos os recintos de iES politécnico público em Portugal, comparando-os também com os recintos do ensino superior universitário portugueses. Foram selecionados dois casos de estudo, o Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Bragança, analisados com base na metodologia de sintaxe espacial, explorando em detalhe as relações estabelecidas com a cidade onde se inserem e avaliando o seu potencial de interface com a comunidade., en=Currently Higher Education institutions (HEi) play a major role in society, constituting a diversified sector in constant evolution. In addition to HEi’s role in the development and dissemination of knowledge, as well as their contribution to economic and social development, these spaces of knowledge are now widely recognized as factors of territorial and social cohesion, and as strategic elements in urban dynamics and policies. This dissertation is focused on the precincts assigned for polytechnic public higher education in Portugal, in an attempt to understand how their morphological characteristics enhance or limit their relations with the surrounding environment. To fulfil this aim, all currently existent public polytechnic institutions in Portugal were analyzed, classified regarding their morphology, and compared to the Portuguese universities. Two cases studies were selected - the Polytechnic Institute of Beja and the Polytechnic Institute of Bragança - and analyzed on the basis of spatial syntax methodology. This means that both the relations established with the city where they are imbedded and their potential as an interface with the community were explored and evaluated in detail.}
{pt=Recinto Politécnico, Características Morfológicas, Integração, Análise Espaço-funcional, Ensino Superior Politécnico, en=Polytechnic Precincts, Morphological Characteristics, Integration, Functional-space Analysis, Polytechnic Higher Education}

Julho 4, 2018, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Cannas da Silva Kuhn Videira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Docente

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático