Dissertação

{pt_PT=Projecto de escavação de túneis em meio urbano com tunelação mecanizada} {} EVALUATED

{pt=Com o crescimento exponencial da população urbana a nível mundial e com as exigências de qualidade de vida cada vez maiores das sociedades modernas, os centros urbanos encontram-se actualmente sobre grande pressão para melhorar a capacidade das suas infraestruturas, tendo para isso um espaço limitado à superfície. Logo, a solução muitas vezes encontrada para responder a estas necessidades, é recorrer ao subsolo para construir novas infraestruturas ou reforçar a capacidade das mesmas. Contudo, hoje em dia, nos grandes centros urbanos europeus, o subsolo já possui uma densidade de construções considerável, o que faz com que o projecto de novas obras neste espaço seja um tema actual e de grande complexidade. A presente dissertação foca-se no projecto de escavação de túneis em grandes centros urbanos, utilizando a tecnologia da tunelação mecanizada de grandes diâmetros, tendo como enquadramento o novo Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030. Neste plano, desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa para aumentar a capacidade de escoamento da rede de águas pluviais da cidade, é preconizado mais que um túnel, sendo objecto do presente trabalho o túnel a construir entre Monsanto e Santa-Apolónia (MS). O túnel em questão é aproveitado como exemplo demonstrativo de diversas fases de um projecto preliminar, incluindo a fase do estudo de viabilidade da tecnologia mencionada, e a aferição do impacto que a operação de uma tuneladora provoca nas estruturas existentes da cidade de Lisboa, concretamente em estruturas da Avenida Almirante Reis., en=Nowadays, there are already more than 3 billion people living in urban areas and it is expected that in 30 years this number will increase to more than the double, i.e., to 6,3 billion people lining in cities. So the cities of today are under a serious pressure to respond to all the demands that this brutal increase requires. However, the surface is already too crowded with buildings and existing structures, so the solution often is to build underground structures, in order to allow the improvement of infrastructures. This trend is increasing as well as the pressure of the modern societies for better ways of life. These facts put tunnels excavations on the agenda of almost all big and middle cities around the world. In this thesis, it was studied the most popular technique for long tunnels, the mechanized tunnelling technique, through the perspective of the geotechnical project. The four main subjects addressed were the state of the current technology, the feasibility analysis for a preliminary stage of a project, the impact that a tunnelling boring machine operation has on the existing structures in historic cities, or in other words, in century buildings, metropolitan tunnels with more than 50 years old, being also studied possible solutions to mitigate this impacts. To do all this, it was used as reference the Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030 case study. }
{pt=Tuneladora, Geologia, Assentamentos, Elementos Finitos, en=Tunnelling Boring Machine, Geology, Settlements, Finite Elements}

Junho 18, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre da Luz Pinto

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado