Dissertação

{pt_PT=Fundações por estacas em obras portuárias de acostagem. O caso de estudo do cais do terminal Alemoa-Brasil} {} EVALUATED

{pt=As obras portuárias enquadram-se entre as realizações de maior dimensão na área Engenharia Civil. Um elemento de primordial importância nas estruturas portuárias são as suas fundações, sendo um grande número destas estruturas apoiadas em conjunto de estacas, verticais e inclinadas quando necessárias. O objeto deste, foi o terminal de Alemoa, que é um terminal de uso múltiplo, implantado e operado pela empresa BTP, e localiza-se em Santos, Brasil. Este trabalho estudou-se a interação solo-estacas-cais da estrutura sob ações portuárias no que concerne às solicitações horizontais, como a atracação e amarração de embarcações, e às solicitações verticais, entre outras, de movimentação de equipamentos pesados, e ao efeito das deformações impostas. A avaliação da capacidade resistente das estacas é feita por três abordagens. A estrutura foi simulada por um modelo numérico tridimensional do caís portuário global, e por modelos simplificados bidimensionais pelo que permitem a validação e compreensão da distribuição das ações horizontais no estaqueamento. Com o intuito de uma possível otimização da solução preconizada em fase de projeto de execução, onde foram usadas estacas cravadas pré-fabricadas de betão armado e pré-esforçado, procede-se ao seu dimensionamento e verificação da segurança geotécnica e estrutural, de modo a perceber quais os parâmetros com maior influência na conceção e comportamento estrutural. As variantes ao projeto propostas são avaliadas em termos de viabilidade técnico-económica. Aspetos como a utilização de estacas inclinadas, devido às solicitações horizontais, ou a escolha de equipamentos de cravação, em função dos diâmetros da estaca, são determinantes na escolha da melhor solução., en=Port works are amongst the largest achievements in engineering. Its foundations are an important component of port structures, being many of these structures supported by a set of piles, vertical and inclined, when necessary. Thus, a case study was used to serve as a basis to consolidate the mentioned subject. Its object was the Alemoa terminal, which is a multi-purpose terminal, deployed and operated by the company BTP which is located on Santos, Brazil. This work has studied the interaction between soil and piles of the pier under port actions in relation to horizontal loads, such as berthing and mooring of vessels, and vertical loads, among others, for the movement of heavy equipment, and to the effect of imposed deformations. The evaluation of the load capacity of the piles is done by three approaches. The structure was simulated by a three - dimensional numerical model for the global structure, and by simplified two - dimensional models that allow the validation and understanding of the distribution of horizontal forces in the piles. With the aim to evaluate possible optimizations of the proposed solution on the execution phase, where precast reinforced concrete piles were used, it is designed and verified the geotechnical and structural safety to understand which parameters have the greatest influence on the design and structural behaviour. The proposed variants will be evaluated in terms of feasibility (technical-economic). Specific characteristics, such as use of inclined piles or choice of driving equipment are key aspects in terms of the best alternative.}
{pt=Estruturas Portuárias, Cais de Acostagem, Estacas Cravadas, Interação Solo-Estrutura, Capacidade de Carga, Terminal Alemoa., en=Port Structures, Pier, Driven Piles, Soil-Structure Interaction, Pile Load Capacity, Alemoa Terminal.}

Julho 6, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Jaime Alberto dos Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Kalil Jose Skaf

Universidade de São Paulo - Escola Politécnica

Professor Associado