Dissertação

{pt_PT=Reciclagem total de misturas betuminosas usando óleo alimentar como rejuvenescedor} {} EVALUATED

{pt=Este estudo pretende analisar a viabilidade técnica e económica do rejuvenescimento de misturas betuminosas fresadas a partir da diluição de óleo alimentar usado (OAU) na mistura aquando da sua reutilização. A mistura do estudo em questão correspondeu a 100% de material fresado, à qual foi adicionada uma percentagem de 18% de OAU e 1% de betume virgem. A mistura foi testada relativamente ao módulo de deformabilidade, resistência à fadiga, resistência à deformação permanente e ainda à sensibilidade à água. Finalmente, foi ainda avaliada a viabilidade económica da mistura rejuvenescida. A partir dos resultados obtidos conclui-se que a mistura rejuvenescida é uma alternativa viável e mais económica que as misturas convencionais aplicadas atualmente. Os resultados indicaram que a mistura rejuvenescida exibiu um comportamento ligeiramente mais rígido, mas com uma resistência à fadiga superior às misturas de referência. Quanto à deformação permanente, os resultados indicaram uma maior profundidade de rodeira relativamente às mesmas. Com base nesses resultados pode dizer-se que o potencial da solução bastante interessante para pavimentos de baixo a médio tráfego. No entanto, impõe-se a realização de um estudo mais completo das hipóteses para este tipo de solução, nomeadamente testando alternativas de formulação que possam atenuar os problemas de deformação permanente detetados. Tudo isto para atingir um plano de validação deste tipo de solução que possa ser aplicado na prática com vantagens técnico-económicas e de contribuição para a prática duma economia circular em conservação de redes de estradas através da reutilização total de materiais de pavimentação. , en=The purpose of this thesis is to analyse the viability of the use of reclaimed asphalt pavement (RAP) rejuvenated using waste cooking oil (WCO). In this case, the studied mixture contains 100% RAP materials in which were added 18% of WCO and 1% virgin bitumen. The correspondent mixture was tested for stiffness, fatigue resistance, permanent deformation and water sensitivity. Finally, the economic viability of the mixture was further evaluated. The performance results showed that the rejuvenated mixture presents itself as a viable and cheaper alternative to the current pavement solutions. The rejuvenation with WCO achieved slightly higher stiffness modulus and longer fatigue life. Regarding the permanent deformation, the obtained results showed a greater rut depth when compared to the reference mixtures. Considering the obtained results, it can be said that the rejuvenated mixture appears to be a very interesting solution for low to medium traffic pavements, however a more in-depth study is required. The formulation on the “recipe” should be optimized, so that the problems with permanent deformation can be attenuated. All of this to achieve a validation plan for this type of solution so that rejuvenated mixtures can become a reality, contributing to a circular economy in road pavements rehabilitation. }
{pt=Misturas betuminosas fresadas, rejuvenescimento, óleo alimentar usado (OAU), desempenho mecânico, economia circular, en=Reclaimed asphalt pavement (RAP), rejuvenation, waste cooking oil (WCO), performance results, circular economy}

novembro 13, 2018, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Silvino Dias Capitão

Instituto Politécnico de Coimbra

Professor Coordenador

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático