Dissertação

{pt_PT=A arquitectura de espaços exteriores de recreio das escolas básicas do 1º ciclo} {} EVALUATED

{pt=A investigação tem como objectivo contribuir para o entendimento do espaço exterior de recreio enquanto espaço que resolve os maiores problemas que surgem da condição social da criança na sociedade do século XXI. A intenção é a de reflectir sobre as qualidades que este espaço deve garantir para que o desenvolvimento da criança aconteça de forma apropriada, uma vez que agora se encontra privada de brincar nos espaços onde anteriormente existia liberdade para tal. São investigados e apresentados diversos pontos de vista que defendem o espaço exterior de recreio como o espaço apropriado na sociedade actual para o desenvolvimento físico, mental, cognitivo e social da criança. Este é o espaço no qual a criança deve ter liberdade para brincar e encontrar riscos e desafios, que não comprometendo a sua segurança, lhe permitem crescer e desenvolver em harmonia as suas capacidades. É também o espaço que deve devolver à criança o contacto com a natureza e com os seus elementos naturais, fomentando princípios de sustentabilidade e consciência ambiental. Para tal, são investigados diversos princípios orientadores, temas, elementos construídos e valores, que o espaço exterior de recreio deve respeitar e incluir, à luz de exemplos internacionais. Foram ainda selecionadas duas escolas como casos de estudo das escolas do 1º ciclo do ensino básico da cidade de Gaia, sobre as quais incidirá a investigação. O estudo permitirá uma leitura das preocupações associadas ao desenho deste espaço escolar, através do confronto da informação recolhida, com as políticas e legislações em vigor no nosso país. , en=The main aim of this research is to contribute for the understanding of the schoolyard spaces or the outdoor playground as a space that can help children living on the 21st century facing the biggest problems of our cities that bloom without leaving space to freedom and to play activities. The intention is to reflect about the qualities that this space has to guarantee so that the development of children can happen in a proper and valuable way. Different opinions supporting the idea that the outdoor playground is the best space in our society to assure the correct physical, mental, cognitive and social development of children, are researched and presented. This is the place where children should find freedom and room for independent play. Some risk and challenges should be added, but always without putting their own security in cause. It is also the space where children should find contact with nature and natural elements. In order to understand the qualities that this space should provide there was a need to study the main guidelines, themes, built elements and values that can transform the outdoor playground in the best space to play, using like models some good international examples. Two primary schools were selected as case studies of Vila Nova de Gaia primary schools, which will be the focus of this study. The research allows the reading of the major concerns in the design process of these outdoor spaces, since they were confronted by the actual legislation of our country. }
{pt=Recreio escolar, Espaço exterior de recreio, Arquitectura escolar, Escolas do 1º ciclo, Arquitectura para a criança, Vila Nova de Gaia, en=Schoolyard, Outdoor Playground, School Architecture, Primary Schools, Children’s Architecture, Vila Nova de Gaia}

Novembro 26, 2018, 17:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar