Dissertação

{pt_PT=Estudo comparativo de sistemas tarifários em transportes públicos} {} EVALUATED

{pt=A sustentabilidade dos sistemas de transportes é um dos maiores desafios do setor. É fundamental procurar soluções de financiamento e gestão que garantam a continuidade e o melhoramento dos sistemas de transportes. As tarifas são frequentemente encaradas como a principal, se não a única, fonte de financiamento de um sistema de transportes. Desta forma, a conceção dos sistemas tarifários ganha especial relevância, não apenas como fonte de financiamento, mas também como instrumento indutor da procura, de gestão da utilização do sistema e garantia de equidade e justiça no acesso aos sistemas de transportes. Esta dissertação pretende refletir sobre as diferentes soluções tarifárias e perspetivas dos diversos intervenientes num sistema tarifário, começando por abordar os princípios base que devem constituir um sistema tarifário, os diferentes modelos e principais indicadores para aferir o desempenho dos sistemas. Através da comparação entre diferentes sistemas tarifários de diversas cidades e áreas metropolitanas europeias, será possível compreender os pontos fortes e fracos de cada solução e elencar um conjunto de boas práticas na implementação de um sistema tarifário, com especial enfoque na realidade atual e futura da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A AML apresenta um sistema tarifário complexo e que não responde a todas as necessidades atuais de mobilidade desta área metropolitana, facto apontado muitas vezes como origem de muitas limitações do atual sistema de transportes públicos. Não obstante, existem há décadas diversos projetos de alteração do atual sistema tarifário. , en=Transportation systems’ sustainability is one of the transport hottest topics nowadays. Therefore, it has become very important to procure new financing and management solutions to guarantee continuity and improvement on transportation systems. Fares are usually the most important, if not the only, financing source for a transportation system. The way they are set-up is very important, not only as a financing source but also as a demand-generator tool, as well as guaranteeing equity and a balanced use of the whole system. This dissertation is intended to discuss perspectives from different stakeholders in a tariff system, starting by the main principles that offer a basis for a fare system, different models and main performance indicators. The comparison between different cities’ fare systems allows the comprehension of their weaknesses and strengths, defining best practices that could be suitable for the greater Lisboa area. The Lisboa Metropolitan Area has a complex fare system not addressing the core issues in urban mobility, commonly defined as the reason for much of the limitations the transport system has. Some projects have been presented to change fare system in the last decades. Therefore, the main goal is to understand the main advantages and disadvantages to offer a wider tariff integration at the Metropolitan Area level, discussing best practices, possible solutions and guidelines in a long and incomplete process. }
{pt=Sistemas Tarifários, Títulos de Transporte, Serviços de Transporte, Integração Tarifária, en=Fare system;, Tickets, Fare Integration, Transportation systems}

Dezembro 7, 2017, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado