Dissertação

{pt_PT=Movimento como desenho da cidade. Ribeira de João Gomes Funchal, Madeira} {} EVALUATED

{pt=A ilha da Madeira apresenta-se como um território com particularidades e sistemas únicos que desde cedo foram criados pela população de forma a habitar este lugar. A vivência no território insular caracteriza-se como uma constante superação destes constrangimentos através de vários engenhos apoiados num profundo conhecimento da ilha e vontade de alterar o paradigma socioeconómico dos habitantes. A investigação destes métodos que foram evoluindo ao longo do tempo, serviram de mote para a escolha do programa, focando-se no estudo dos meios de mobilidade e como se adaptaram ao crescimento da cidade do Funchal. A descoberta da existência de uma antiga linha de comboio que ligava o centro à periferia motivou a reflexão do papel dos transportes públicos e como estes constituem um engenho essencial à dinâmica urbana. A massificação do transporte individual permitiu revolucionar os tempos de deslocação na ilha, sendo que as infraestruturas de transporte foram sendo planeadas exclusivamente para o uso do automóvel, provocando a sua dominância no centro da cidade e obstrução diária. A proposta pretende a ativação de um engenho que tal como a Linha de Comboio do Monte, estabeleça uma mudança na deslocação diária e permita a desaceleração no centro do Funchal, diminuindo o impacto do automóvel. Deste modo, a inserção de um novo meio de transporte, o elétrico, permitirá a travessia desde a periferia até à linha de costa, usando a Ribeira de João Gomes como seu eixo, já que constitui uma das principais vias de acesso à cidade. , en=Madeira appears as a territory full of particularities and unique systems that from an early age were created by the population in order to inhabit the island. Its livingness is described as a permanent overcome of many constraints and obstacles through various ingenious systems sustained in a profound knowledge and willingness to improve the social and economical conditions. The investigation of these methods triggered the program, focusing on the mobility and how they have been adapting to the expansion and change of dynamics of the city, Funchal. The discovery of a railway that has been disactivated, implemented to connect the center to the suburban area, has motivated the analysis of the importance of public transportation in the functioning of the city. The massification in the use of the private transport revolutionized the routes and travel time within the island, however the infrastructures were planned exclusively contemplating this principle. This paradigm led to an excessive impact and overwhelming presence of the car in the city center, that causes a daily obstruction of these areas. The proposal focuses on the reactivation of a system, as the former railway (Comboio do Monte) that establishes an alteration in the daily travel routine and displaces the car from the center, decreasing its impact. Therefore, the integration of a new means of transportation, the tram, will enable a trajectory from the suburbs to the coastline, crossing Ribeira João Gomes, one of the main routes to access Funchal. }
{pt=Sistema, Engenho, Mobilidade, Linha de comboio, Transporte, Infraestruturas, en=System, Mobility, Railway, Transportation, Infrastructure}

novembro 24, 2022, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo David Abreu Andrade

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado Convidado

ORIENTADOR

Daniela Arnaut Godinho Antunes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado