Dissertação

{pt_PT=Study on the applicability of sustainable technical solutions in railway stations} {} EVALUATED

{pt=O objetivo da presente dissertação é analisar a aplicabilidade de diferentes soluções construtivas sustentáveis para estações ferroviárias existentes, de modo a poder melhorar o seu desempenho económico e socioambiental, fomentando valor acrescido ao espaço (enquanto edifício público de cariz determinante na expansão urbana e mobilidade populacional) e otimizando a relação que os utilizadores têm com o mesmo. A metodologia adotada para esta dissertação contempla uma extensa análise do estado de arte atual. Começa por caracterizar as interfaces ferroviárias enquanto infraestruturas de transporte, identificado os fatores mais condicionantes ao seu desempenho, quer ao nível de gestão quer ao nível do conforto; de seguida é feita um levantamento de “green stations” existentes, de forma a identificar tendências e orientações presentes neste campo atualmente; após prospeção propõe-se uma série de soluções técnicas sustentáveis, subdividas entre soluções mais comuns e outras emergentes, por testar amplamente em estações ferroviárias mas que demonstram potencial para aplicação em maior escala e com maior frequência; por fim, analisam-se três casos de estudo em Lisboa (estações ferroviárias de Cais do Sodré, Roma-Areeiro e Sete Rios), identificado aspetos passíveis de melhoramento e propondo soluções que melhorem o seu desempenho. Relativamente aos casos de estudo, identificou-se a microgeração através de painéis fotovoltaicos e a aplicação de fachadas e coberturas verdes como as intervenções mais prementes a realizar. As fachadas e coberturas verdes revelaram-se as soluções mais versáteis, tendo a sua aplicação repercussões positivas em termos térmicos, acústicos, de drenagem, de qualidade do ar e socias / psicológicos nos utilizadores das interfaces., en=The purpose of the present dissertation is to analyze the applicability of different sustainable construction solutions on existing railway stations, in order to improve their economic and socio-environmental performance, promoting increased value to the space (public building of decisive nature in urban expansion and population mobility) and optimizing the relationship that users have within. The methodology adopted for this dissertation includes an extensive analysis of the current state of the art. It starts by characterizing railway interfaces as transport infrastructures, identifying the factors that are most conditioning to its performance, both in terms of management and user comfort; then a survey of existing green stations is carried out, in order to identify trends and tendencies currently present in this field; a series of sustainable technical solutions found currently in the construction sector are proposed, subdivided between most common and emerging solutions yet to be extensively applied in railway stations but with potential for greater usage; lastly, three case studies in Lisbon (Cais do Sodré, Roma-Areeiro and Sete Rios railway stations) are analyzed, identifying aspects liable of improvement and proposing solutions that enhance their performance. Regarding the case studies, microgeneration through photovoltaic panels and the application of green facades and roofs were identified as the most pressing interventions to be implemented. Green facades and roofs proved to be the most versatile solutions, with their application having positive repercussions in terms of thermal, acoustic, drainage and air quality within the station, as well as beneficial social / psychological effects on interface users.}
{pt=Estações ferroviárias, Estações sustentáveis, Green stations, Infraestruturas de transporte, en=Railway stations, Sustainable stations, Green stations, Transport infrastructures}

Fevereiro 19, 2021, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Maria Cristina De Oliveira Matos Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Patrícia Alexandra Afonso Dinis Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar