Dissertação

{pt_PT=Estudo da viabilidade técnica da utilização de tubagens em material compósito na reabilitação de passagens hidráulicas e agrícolas} {} EVALUATED

{pt=Nas décadas de 1980 a 2000, durante a construção de muitas das autoestradas do país, foi frequentemente adoptada uma solução construtiva para a execução de Passagens Hidráulicas (PH) e Agrícolas (PA) à base de chapas de aço corrugado, também conhecida por solução ARMCO. Decorridos aproximadamente 30 anos desde a construção destas estruturas, verificou-se que a corrosão em algumas delas era mais acentuada do que o previsto em projecto. A corrosão, que tem uma influência negativa directa na resistência do aço, pode comprometer a segurança destas estruturas, tendo já provocado alguns casos de aluimento em Portugal. Neste contexto, é fundamental definir soluções de reabilitação para estas PH/PA, que podem ter até cerca de 4 m de diâmetro. Uma das soluções que tem vindo a ser proposta, e que já foi aplicada nalgumas obras, consiste na utilização de tubos em material compósito de polímero reforçado com fibras de vidro (GFRP, Glass Fiber Reinforced Polymer) no encamisamento interior dos tubos de aço. Relativamente a esta solução de reabilitação estrutural de PH/PA, dada a sua novidade, existem dúvidas sobre a sua viabilidade técnica. O objectivo da presente dissertação consistiu assim em estudar a viabilidade técnica da reabilitação estrutural de PH/PA construídas com a solução ARMCO com recurso a entubamento pelo interior com tubos de GFRP. , en=Since the 1980s until the beginning of this XXI century, a constructive solution based on corrugated steel sheets, generally known as the ARMCO solution, was extensively adopted in the construction of highways to execute hydraulic (PH) and agricultural (PA) passages. Less than 30 years after their construction, the level of corrosion in these structures was found to be higher than expected. Such corrosion directly influences the steel strength and can compromise the safety of these structures. This problem has already caused important road subsidences in Portugal. Therefore, it is urgent to develop rehabilitation solutions for these PH/PA, which in some cases have a diameter of about 4 m. One of these solutions, which has been already applied by highways operators, consists of using Glass Fiber Reinforced Polymer (GFRP) pipes in the inner soffit of the existing steel pipes. However, some doubts have been raised about the technical viability of this new structural solution, mainly due to the lack of knowledge about the structural behavior of composite materials for this specific type of rehabilitation. The objective of this dissertation was to evaluate the technical viability of rehabilitating PH/PA using GFRP pipes, namely their application in the inner soffit of the old steel pipe. }
{pt=Reabilitação, ARMCO, GFRP, Passagens hidráulicas, Elementos finitos, Ensaios laboratoriais, en=Rehabilitation, ARMCO, GFRP, Hydraulic passages, Finite elements, Laboratory tests}

Janeiro 21, 2021, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Ramôa Ribeiro Correia

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Fernando António Baptista Branco

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático Aposentado