Dissertação

{pt_PT=OFFICE KGDVS and Architecture Without Content: A symbiotic relation} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação é resultado de uma experiência académica na École Polytechnique Fédérale de Lausanne [EPFL], Suíça, no ano escolar de 2018-2019. A dissertação tem como foco as práticas profissional e académica que o arquiteto Kersten Geers (1975) desenvolveu nos últimos anos, e propõe uma relação de denominadores comuns entre ambas. Uma análise do seu trabalho profissional, OFFICE KERSTEN GEERS DAVID VAN SEVEREN [OFFICE KGDVS], resulta numa síntese de cinco temas explorados e retrata-os de modo a compreender o seu papel no trabalho deste atelier. Esta análise é ilustrada por projectos dos OFFICE e pelas referências utilizadas para compô-la. A partir da análise, é deduzido o seu posicionamento cultural, arquitetónico e teórico no panorama contemporâneo da arquitectura. Num passo seguinte, a série Architecture Without Content é retratada e são selecionados cinco estúdios lecionados de modo a serem juxtapostos com os cinco temas especificados anteriormente. A comparação revela os elementos que formulam a relação simbiótica que esta dissertação pretende revelar. Segue-se um testemunho em primeira mão de uma experiência académica, como caso de estudo, pretendendo ilustrar as relações clarificadas anteriormente. O caso de estudo descreve a experiência como aluno na EPFL sob a orientação de Kersten Geers, sendo apresentado cronológicamente de modo a revelar o efeito que os inputs dados por Geers tiveram no processo do projeto. O testemunho é ilustrado por fotografias tiradas em aula, desenhos e fotografias de referências. , en=The present dissertation results of an academic experience undertaken in École Polytechnique Fédérale de Lausanne [EPFL], Switzerland, in the academic year of 2018-2019. It focuses in the professional and academic work the architect Kersten Geers (1975) has developed over the last years, proposing a relation of common grounds between both. An analysis of his practice, OFFICE KERSTEN GEERS DAVID VAN SEVEREN [OFFICE KGDVS], reveals a synthesis of five themes explored and depicts each one in order to comprehend the role each takes. OFFICE's projects and references are used as a means to build up the definitions which compose the primary analysis. From the analysis, their cultural, architectural and theoretical positioning in the current panorama of contemporary architecture is deducted. A next step is taken, where the Architecture Without Content series is portrayed and five studios are selected to be juxtaposed with the five themes specified before. This comparison reveals the components which formulate the symbiotic relation the dissertation aims to underscore. A first-hand testimony of an academic experience proceeds, as a case-study, in order to illustrate the relations clarified before. The case-study shares the experience undertaken in EPFL studying under Kersten Geers orientation and is presented in a chronological sequence in order to reveal the effects Geers' inputs had in the process of architecture. The testimony is illustrated by photographs taken on class, drawings and pictures of references.}
{pt=Kersten Geers, OFFICE KGDVS, Architecture Without Content, Ensino da arquitetura, Pedagogia, Teoria da arquitetura, en=Kersten Geers, OFFICE KGDVS, Architecture Without Content, Architectural Teaching, Pedagogy, Architecture theory}

Dezembro 23, 2020, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático