Dissertação

{pt_PT=Leitura e análise do edifício da Escola Secundária José Gomes Ferreira: contributos para a reabilitação} {} EVALUATED

{pt= No período após o 25 de Abril de 1974 ocorreu uma reestruturação do ensino, o que resultou na consolidação do Ensino Secundário em 1978. O projeto para o Liceu de Benfica (1976-80), do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira, já inaugurado como Escola Secundária, foi visto como um caso "contraciclo", apesar de ter como base de conceção o Projeto-Normalizado para Liceus de 1968. A construção destaca-se das soluções pavilhonares até ali executadas, recebendo uma Menção Honrosa do Prémio Valmor em 1982. A partir do conhecimento do processo de conceção e de como atualmente o edifício é habitado, a investigação pretende compreender a resposta do edifício às atuais exigências educativas, à relação com a comunidade onde se insere, e aos recentes requisitos higiénico sanitários. O trabalho divide-se em duas partes. A primeira parte, o estudo apresenta uma breve síntese histórica sobre a arquitetura para o edifício secundário em Portugal permitindo contextualizar a conceção da Escola Secundária José Gomes Ferreira (ESJGF), o percurso profissional do arquiteto Hestnes Ferreira relacionando-o com a obra de Louis Kahn e com o movimento Brutalista e o projeto para a ESJGF. Na segunda parte, a investigação centra-se na avaliação pós-ocupação da escola, com base no levantamento de usos e opiniões dos utilizadores. O projeto de reabilitação da escola, projetado por Hestnes Ferreira, em 2011, que acabou por não ser executado, será compreendido na avaliação. Em conclusão, este estudo compila diretrizes com vista a servir de referência para o futuro. , en= In the period after April 25th, 1974, an education reform resulted in the consolidation of High Education in 1978. The project for the Liceu de Benfica (1976-80), by architect Raúl Hestnes Ferreira, already opened as a High School, was seen as a "countercyclical" case, despite having as basis the design of the Standardized School Project of 1968. Its design stands out from the pavilion solutions implemented until then, receiving an Honorable Mention from the Valmor Prize in 1982. From the understanding of the design process and how currently the building is inhabited, the research aims to comprehend the building's response to current educational requirements, its relationship with the community, and to recent hygienic sanitary requirements. The thesis is divided into two parts. The work is divided into two parts. In the first part, the study provides a brief historical overview of the architecture for the high school building in Portugal, enabling the design of the José Gomes Ferreira Secondary School (ESJGF) to be contextualized, the professional career of the architect Hestnes Ferreira relating it to the work of Louis Kahn and the Brutalist movement and the project for the ESJGF. In the second part, the research focuses on the school's post-occupation evaluation, based on a survey of users' uses and opinions. The school's rehabilitation project, designed by Hestnes Ferreira in 2011, which was not implemented, will be understood in the evaluation. In conclusion, this study compiles guidelines to support future refurbishments. }
{pt=Escola Secundária José Gomes Ferreira, Liceu de Benfica, Hestnes Ferreira, arquitetura escolar, Avaliação Pós-Ocupação, reabilitação escolar, en=José Gomes Ferreira High School, Liceu de Benfica, Hestnes Ferreira, school architecture, Post Occupancy Evaluation, school rehabilitation}

Janeiro 19, 2021, 9:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar