Dissertação

{pt_PT=Projecto Urbano da Torre de Belém á Foz do Jamor. Projecto para a nova Estação Intermodal da Cruz Quebrada} {} EVALUATED

{pt=O presente relatório constituí a base teórica que fundamenta o Projeto Final em Arquitetura do Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico. É sua temática o projeto urbano para a frente ribeirinha entre a Torre de Belém e a Foz do rio Jamor. Selecionado em articulação com, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras e a Administração do Porto de Lisboa, o tema é desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto Final em Arquitetura I, abordando um território e um programa com relevância no quadro das atuais problemáticas e dinâmicas da cidade de Lisboa e do concelho de Oeiras É objetivo fazer uma reflexão sobre a oportunidade que o desenho urbano e que a arquitetura proporciona na restruturação do território. Teoriza-se sobre a influência que infraestruturas complexas possam ter em áreas nevrálgicas da cidade, expondo e justificando as metodologias que levaram às tomadas de decisão na génese do projeto. A proposta consiste numa restruturação urbana da zona ocidental da cidade de Lisboa, através de operações de clarificação do desenho das várias estruturas e infraestruturas que compõem a cidade, com o objetivo de requalificação da mesma. O projeto urbano proposto desenvolve-se sobre dois eixos principais perpendiculares entre si, o eixo da frente ribeirinha e o eixo direcionado a norte, ao longo do vale de Algés. Finalmente, como resultado das análises efetuadas e do projeto urbano elaborado, desenvolve-se o projeto arquitetónico para um nova Estacão Intermodal na Cruz Quebrada. , en=The following report presents the theoretical grounds for the development of the Final Design Studio Project of the Integrated Masters in Architecture of Instituto Superior Técnico, University of Lisbon. This exercise develops upon the opportunity to rethink the Tagus river bank between the Belém Tower and the Jamor river mouth. Elaborated in cooperation between the Municipality of Lisbon, the Municipality of Oeiras and the Lisbon Port Administration, the topic, then developed in the context of the Final Design Studio II course, aims to approach a territory and a program that together reflect both the present framework of problematics and dynamics of said municipalities as well as the area’s atlantic vocation. Its purpose serves to reflect on the opportunity that an urban design proposal for this area provides for the territory as well as to theorize on the hypothetical influence that complex buildings have on neuralgic areas of the metropolitan area, displaying and justifying the design methodologies that lead to decision-making processes that later have materialized in acts of design. The proposed plan grounds itself upon two main axis: the South-North one evident along the Jamor Valley and, following the West-East direction, the river bank of Algés. The urban intervention sees it’s end with the design of a new intermodal station located in Cruz Quebrada, a complex public facility that serves the interconnection of multiple means of transportation, a building proposed out of the urgent need for infrastructural restructuring of the area between Algés and Cais do Sodré. }
{pt=Estudo Urbanístico, Estação Intermodal, Mobilidade Lisboa-Algés, Zona Ribeirinha, Rio Tejo, en=Urban Planning, Intermodal Station, Urban Mobility, Lisbon-Algés, Water Front, Tagus river}

Julho 9, 2018, 12:0

Orientação

ORIENTADOR

António Salvador de Matos Ricardo da Costa

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar