Dissertação

{pt_PT=Análise da sinistralidade rodoviária num concelho de pequena dimensão: o caso de Ponte de Sor} {} EVALUATED

{pt=Comparando com países como Espanha, França e Áustria, considerados de referência na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, Portugal continua com o pior desempenho no que respeita à sinistralidade dentro das localidades, registando mais de 70% de acidentes nessas circunstâncias. Deste modo, é urgente a criação dum quadro de atuação que inclua o desenvolvimento de ferramentas simples que permitam uma avaliação efetiva da informação de sinistralidade num formato acessível que promova uma redução eficiente dos acidentes dentro das localidades. Um dos propósitos do presente trabalho, passou pela associação de informação proveniente de duas bases de dados de acidentes (facultadas por duas entidades responsáveis distintas) a um Sistema de Informação Geográfica, por forma a efetuar o mapeamento direto das ocorrências sobre a rede viária do concelho de Ponte de Sor e assim conhecer, de forma mais rápida e intuitiva, a localização exata das zonas da rede urbana com maior registo de ocorrências, permitindo estudar detalhadamente as características desses locais e sugerir medidas de intervenção de baixo custo com vista à melhoria das condições de segurança de circulação. Relativamente aos casos analisados, o custo de um simples ferido ligeiro, avaliado nas condições da melhor abordagem para a matéria, será cerca de 7 vezes maior que a estimativa para as intervenções nos locais de acumulação de modo a conseguir a mitigação de ocorrências. Isto demonstra a necessidade de prosseguir na direção suportada por esta dissertação., en=Compared with countries such as Spain, France and Austria, considered as a reference in the National Strategy for Road Safety, Portugal still has the worst performance when it comes to accidents within the urban areas, registering more than 70% of accidents in these circumstances. It is urgent to develop simple tools to allow an effective evaluation of accident information in an accessible format, so that it is possible to have an effective action in the reduction of urban accidents. One of the purposes of the present work was the association of the information from two accident databases (provided by two different responsible entities) to a Geographic Information System, in order to map the occurrences directly on the urban road network of Ponte de Sor and then to be able to identify, in a more intuitive way, the exact location of the zones of the urban network with greater register of occurrences, allowing to study in detail the characteristics of these places and to suggest low cost measures of intervention to improve the safety conditions of traffic circulation. In the analyzed cases, the estimated cost of preventing a single minor injury, evaluated under the conditions of the best approach for the subject, is about 7 times greater than the estimated cost for the interventions developed for the places of high rate of accidents. This demonstrates the need to move in the direction supported by this dissertation.}
{pt=Sinistralidade rodoviária, sistemas de informação geográfica, zonas de maior incidência de sinistros, medidas de baixo custo., en=Road accidents, geographic information systems, high accident incidence zones, low-cost measures.}

Junho 18, 2018, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Guilherme De Picado Santos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático