Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Projecto de Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Dissertação > Projeto Final em Arquitetura

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

6.0 h/semana

2.0 h/semana

728.0 h/semestre

Objectivos

Aprofundar competências para o exercício da profissão na leitura crítica do território e no projeto de arquitetura com elevado nível de complexidade. Aprofundar a capacidade de relacionar as diferentes escalas de intervenção e decisão do projeto de arquitetura reconhecendo a sua relação recíproca. Aprofundar a articulação entre a intervenção proposta e as premissas de outras disciplinas. Articular a pesquisa teórica e crítica sobre o existente, num contexto de análise espaço-funcional e técnico-construtiva, com a intervenção proposta. Aprofundar a capacidade de reflexão sobre o programa proposto. Aprofundar bases conceptuais e teóricas para o desenvolvimento do espaço arquitectónico. Desenvolver o desenho do espaço a partir da caracterização da materialidade e das soluções construtivas. Consolidar capacidades gráficas, escritas e orais inerentes à comunicação da arquitetura. Consolidar a capacidade de decisão relativa aos elementos gráficos adequados à comunicação da proposta.

Programa

Projecto de um edifício decorrente da análise da envolvente e que permite requalificar e reactivar a área em estudo. Desenvolvimento do projecto à escala do edifício que deverá: 1)equacionar a reciprocidade entre a escala do território e do edifício no modo como se implanta e como se materializa; 2)integrar princípios de outras disciplinas na proposta e que decorram da leitura crítica do território; 3)integrar outras especialidades inerentes ao exercício da arquitectura; 4)desenvolver um corpo teórico de discussão do programa; 5)desenvolver uma reflexão teórica de base conceptual da proposta; 5)investigar a materialidade e as soluções construtivas que decorrem do significado do edifício proposto e que remetem para a reciprocidade entre território e o edifício construído. 1ªFase: Análise da envolvente e proposta de intervenção. 2ª Fase: Bases teóricas e discussão do programa. 3ª Fase: Materialidade. 4ª Fase: Construção. 5ª Fase: Relatório crítico da proposta de intervenção.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

A compnente laboratorial envolve o trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de projeto e são encorajados a transferir e aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários. A actividade laboratorial (atelier de projeto) concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias e formas, adquiridas pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; conhecimento prático do processo de construção, em termos de aspectos técnicos e processuais; desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo e multidisciplinar.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

EN/A

Componente de Competências Transversais

Através da integração de competências transversais nas UCs de Projeto de Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: i) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza do problema em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre o problema em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; ii) comunicação e transmissão de ideias e intenções conceptuais, i.e. conhecer e aplicar: diferentes modelos físicos (descritivos) para apoio à elaboração de projectos; diferentes estratégias de representação bi e tridimensional e comunicação visual de acordo com a fase e tipo de desenvolvimento do projecto; diferentes meios para partilhar e comunicar ideias; iii) trabalhar autonomamente e em grupo. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.