Disciplina

Área

Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra

Activa nos planos curriculares

MERE 2021 > MERE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Modelação da Dinâmica de Fluidos em Meios Porosos

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

2.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer ao aluno as componentes teóricas e práticas para o cálculo de equações matemáticas relevantes na simulação dinâmica de fluidos multi-fásicos em meios porosos. No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de descrever as leis físicas do fluxo neste tipo de sistemas e interpretar e analisar os resultados de simuladores de fluidos.

Programa

Conceitos sobre Modelação e Simulação de fluídos (água, hidrocarbonetos e CO2) em formações sedimentares. Variáveis que caracterizam o comportamento dos fluidos na subsuperficie, a Dinâmica de Fluidos num Sistema Complexo, as Medidas de Pressão, Caudal e Racios de fluidos. O Escoamento de fluidos, a generalização da lei de Darcy para o escoamento em meios porosos e suas limitações. Os modelos numéricos da subsuperfície e integração dos dados existentes (geológicos, geofísicos e petrofisicos) na construção de modelos tridimensionais fiáveis da distribuição espacial das propriedades de interesse. Interacção entre os Modelos Estático e Dinâmico, a Validação dos Modelos e exemplos práticos de Aplicação. A simulação numérica do escoamento de fluidos, os diferentes tipos de modelos, os modelos em diferenças finitas.Os tipos de simuladores mais utilizados na indústria da energia. Problemas de inicialização e calibração do modelo geológico.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Conhecimento dos conceitos básicos de cálculo, estatística espacial e física I e II

Componente Laboratorial

Desenvolvimento de um projecto ao longo das semanas lectivas que compreende a construção de um modelo geológico de subsuperficie e simulação dinâmica de fluídos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Criação de pequenos scripts para inicialização e parameterização dos modelos estáticos e dinâmicos. Scripting de ficheiros de parâmetros de software comercial para a simulação de fluidos em meios porosos (e.g. Eclipse, t-Navigator)

Componente de Competências Transversais

Desenvolver o pensamento critico e de resolução de problemas, a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação escrita e oral. Pretende-se também fomentar a produtividade e gestão do tempo estabelecendo prazos na entrega dos trabalhos (10% da avaliação contínua).

Bibliografia

Principal

Enhanced Oil Recovery

Lake, LW, Johns, R, Rossen, B, Pope, G.

2014

SPE


Fundamentals of reservoir Engineering

Dake L.P.

1978

Elsevier


Advanced Petrophysics

Peters, EJ,

2012

Live Oak Book Company


Theory of Gas Injection Processes

Franklin M. Orr

2007

Tie-Line Publication