Disciplina

Área

Engenharia Sustentável de Georrecursos > Engenharia Sustentável de Georrecursos

Activa nos planos curriculares

MEGM 2021 > MEGM 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Inovação e Estratégia em Recursos Minerais e Energéticos

MERE 2021 > MERE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Inovação e Estratégia em Recursos Minerais e Energéticos

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

1.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Os alunos deverão compreender os desafios societais relacionados com a exploração, produção e consumo dos recursos da Terra, incluindo a energia.Os alunos deverão saber identificar quais as áreas estratégicas de desenvolvimento para a sustentabilidade nos domínios dos Recursos Minerais e Energéticos e os métodos e tecnologias emergentes nestes domínios.

Programa

Os Recursos Minerais: estratégias de desenvolvimento para a sustentabilidade (Os recursos minerais na transição energética; recursos e reservas de minerais estratégicos; desenho e economia circular. Aumento de produtividade em ambientes mais complexos: Digitalização; Real Time Mining; Deep Mining; Smart Mining; Automação; Métodos de data Science e IOT. Deep-sea mining) Recursos Minerais Energéticos (A geoenergia no contexto do mix energético mundial e na transição energética. Digitalização e Data Science. Produção inteligente de campos: Smart wells e smart fields) Estratégia e Inovação em Geotermia (Enhanced Geothermal Systems. Estimulação de sistemas geotérmicos. Conversão de energia geotérmica . Greener power plants. Desenvolvimento sustentável na exploração dos Recursos Minerais e Energéticos (Impactes ambientais da atividade mineira na qualidade do ar, água superficial, aquíferos; Utilização de energias renováveis na atividade mineira. Captura e armazenamento de carbono.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

Não aplicável

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 50%.

Bibliografia

Principal

A selecionar anualmente de acordo com o projeto a desenvolver em cada edição.