Disciplina

Área

Engenharia Sustentável de Georrecursos > Engenharia Sustentável de Georrecursos

Activa nos planos curriculares

LEME 2021 > LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Grandes Desafios e os Recursos da Terra

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

133.0 h/semestre

Objectivos

A UC tem como objetivo os alunos familiarizarem-se com o domínio de aplicação da engenharia da Terra (EngT) e o contexto em que o engenheiro atua.Os estudantes devem explorar os grandes desafios associados aos recursos da Terra e como a engenharia pode abordar o problema, mitigar e encontrar possíveis soluções. Os alunos devem identificar quais as disciplinas e conhecimentos de base que um engenheiro da Terra necessita desenvolver para ser capaz de estimar, compreender e contribuir para encontrar uma solução para os grandes desafios/objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: - explicar qual é o campo de aplicação da engenharia da Terra e a sua relevância para o futuro. - compreender os desafios societais relacionados com a exploração, produção e consumo dos recursos da Terra, incluindo a energia. - identificar o papel do engenheiro na resolução dos grandes desafios/ODS

Programa

A UC será leccionada em formato de project-based learning, onde os alunos com o auxilio de um supervisor irão desenvolver um trabalho individual e um trabalho de grupo sobre um dos desafios. Por exemplo, baseado num caso real de uma mina identificar quais são os contributos para os indicadores de desenvolvimento sustentável e sugerir um conjunto de medidas de melhorias concretas para aumentar o desempenho. Os alunos deverão aprender a formular um problema (questionar) e a colectar, organizar, analisar (desenvolver o espírito crítico), sintetizar e combinar informação a partir de referências bibliográficas técnicas/científicas para responder a uma pergunta técnica/científica. Treinar os alunos na expressão escrita e oral, incluindo capacidade de argumentação e debate de ideias. Estas aulas serão complementada com alguns seminários.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

Sem recomendações

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 50%.

Bibliografia

Principal

Será selecionada anualmente de acordo com o projeto a desenvolver em cada edição.