Disciplina

Área

Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Ambiente

Activa nos planos curriculares

LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Introdução à Engenharia do Ambiente

Nível

3 relatórios individuais sobre uma discussão crítica de 3 temas abordados na aula - 30% 1 relatório de trabalho de grupo, com apresentação oral e discussão - 20% Exame final - 50% A nota mínima para todas as avaliações é de 9,0 valores

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

56.0 h/semestre

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos deverão apresentar as seguintes competências: - descrever sucintamente a evolução da problemática ambiental - descrever conceitos no domínio da sustentabilidade associados aos principais ciclos terrestes: ciclo do carbono, ciclo dos nutrientes, ciclo da água, e sua interligação. - apresentar uma visão global dos principais problemas ambientais actuais e sua interligação

Programa

Big picture thinking: visão da evolução da problemática ambiental na história do Universo. Introdução às principais problemáticas ambientais actuais em Portugal, na UE e no mundo. Conceito de capital natural e de serviços de ecossistema. Fluxos de energia e matéria nos ecossistema e suas relações com ciclos naturias e problemas ambientais associados. Principais ciclos naturais e relevância da biodiversidade para a resiliência dos ecossistemas. Principais problemas ambientais globais e relação com factores ambientais.

Metodologia de avaliação

3 relatórios individuais sobre uma discussão crítica de 3 temas abordados na aula - 30% 1 relatório de trabalho de grupo, com apresentação oral e discussão - 20% Exame final - 50% A nota mínima para todas as avaliações é de 9,0 valores

Pré-requisitos

Não aplicável

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico) nos relatórios individuais, trabalho de grupo e exame. Permite o desenvolvimento de Competências Interpessoais (apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa) e competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança) no desenvolvimento e apresentação do trabalho de grupo. Permite desenvolver competências de literacia da informação e dos media (incluindo a capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos realtórios individuais e trabalho de grupo. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Living in the Environment

G. T. Miller,

2018

Cengage Learning, Boston, USA