Disciplina

Área

Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra

Activa nos planos curriculares

LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Ciências da Terra

Nível

Avaliação da componente teórica-prática (45%): exame final (25%) + avaliação contínua: fichas e questionários (20%). Avaliação contínua da componente laboratorial e de campo através da resoluação de problemas (55%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

0.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

No final desta UC os alunos deverão ser capazes de: - identificar os principais materiais geológicos, as suas propriedades e campos de aplicação, processos de alteração e suas consequências, - reconhecer as características dos maciços e a sua capacidade de armazenamento subterrâneo - conhecer as propriedades do solo que condicionam o seu comportamento/vulnerabilidade face à atuação de fatores naturais e antrópicos, - compreender o sistema Terra como um sistema dinâmico (geodinâmica interna e externa), - identificar a distribuição das principais rochas e tipo de solos em Portugal, - compreender os riscos decorrentes dos fenómenos geológicos no Ambiente, - reconhecer os elementos de uma carta geológica e de solos, sua importância, - realizar e interpretar cortes geológicos.

Programa

- Importância da Geologia e dos Recursos Geológicos no Ambiente - Revisões do ciclo petrogenético e formação do solo - Estruturas e descontinuidades dos Maciços rochosos com reconhecimento e prática in situ - Armazenamento geológico subterrâneo - Características, propriedades físico - químicas do solo e a sua importância ambiental - Minerais argilosos: propriedades e sua importância na Engenharia do Ambiente - Distribuição das principais rochas e solos em Portugal - Degradação do solo: causas e consequências ambientais - Fenómenos de geodinâmica interna e externa - Riscos geológicos e alterações climáticas - Cartografia geológica e de solos: importância e interpretação da informação

Metodologia de avaliação

Avaliação da componente teórica-prática (45%): exame final (25%) + avaliação contínua: fichas e questionários (20%). Avaliação contínua da componente laboratorial e de campo através da resoluação de problemas (55%).

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Geologia.

Componente Laboratorial

Nas aulas laboratoriais os alunos, em grupo de 2/3 alunos, irão: a) no módulo rochas: descrever e classificar os minerais e rochas mais comuns b) no módulo solos: conhecer e aplicar procedimentos de caracterização/análise físico-química de amostras de solo e analisar e interpretar cartas de solos. c) Resolver problemas relativos à avaliação do comportamento do solo em função das suas características. d) Trabalhar com cartas geológicas (realizar e interpretar cortes geológicos) e cartas de solos Prevê-se realizar aulas de campo para: reconhecimento de características dos maciços rochosos; observação de perfis de solos, assim como colheita de amostras.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais através da realização de trabalhos de grupo (10%).

Bibliografia

Principal

Environmental Geology – An Earth System Science Approach

Merritts, D. J.; De Wet, A.; Menking, K.

2014

W. H. Freeman


Environmental Geology-Principles and Practice

Bell, F.G.

1998

Blackwell Science


19 Lições de Pedologia

Igo F. Lepsch.

2011

Oficina dos Textos


Soil Pollution. Origin. Monitoring remediation

Ibrahamim A. Mirsal,

2004

Springer


Soils and the environment. An introduction

Alan Wild

1993

Cambridge, University Press