Disciplina
Utilização do Espaço Subterrâneo
Área
Área Científica de Geotecnia > Obras Geotécnicas
Activa nos planos curriculares
MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Geotecnia > Opcionais 2 > Utilização do Espaço Subterrâneo
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
Dotar o aluno de conhecimentos ao nível do projecto, da construção e da observação de túneis, poços e de estruturas subterrâneas em geral. Complementar a formação básica no domínio da geotecnia e integrar conceitos apreendidos em outras disciplinas de ciências de engenharia, de forma aplicada à área do projecto de estruturas subterrâneas.
Programa
Túneis e outras obras subterrâneas. Caracterização geotécnica de maciços terrosos e rochosos. Fenomenologia das estruturas subterrâneas. Importância do equilíbrio da frente. Técnicas construtivas. Métodos de dimensionamento: empíricos vs. métodos numéricos. Definição de suportes (primários e definitivos). Previsão e modelação do comportamento de estruturas de suporte e subterrâneas. Importância do faseamento construtivo. Metodologia de execução e concepção de túneis: mineiros (mecanizados e suporte diferido) e a céu aberto. Soluções de tratamento de terrenos aplicadas a túneis. Instrumentação, observação e aplicação do método observacional. Casos de obra.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Frequência da UC de Modelação de Estruturas Geotécnicas
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nos trabalhos práticos e suas apresentações; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) nos trabalhos práticos e suas apresentações, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), rabalhos práticos e suas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Spayed concrete linings (NATM) for tunnels in soft ground
ICE - Institution of Civil Engineers
Institution of Civil Engineers Design and Practice Guides
Manual de Túneles y Obras Subterráneas
Entorno Grafico, Madrid. ISBN 84-921708-1-6
Le calcul des tunnels par la méthode convergence-confinement
Presses de l'École Nacionale des Ponts et Chaussée
Soil Improvement Techniques and Their Evolution
The British Tunnelling Society, Specification for Tunnelling
ICE - Institution of Civil Engineers
3rd edition, Thomas Telford Ltd
The British Tunnelling Society, Monitoring Underground Construction
ICE - Institution of Civil Engineers
1st edition, Thomas Telford Lt