Disciplina

Área

Área Científica de Geotecnia > Obras Geotécnicas

Activa nos planos curriculares

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Geotecnia > Opcionais 2 > Utilização do Espaço Subterrâneo

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

Dotar o aluno de conhecimentos ao nível do projecto, da construção e da observação de túneis, poços e de estruturas subterrâneas em geral. Complementar a formação básica no domínio da geotecnia e integrar conceitos apreendidos em outras disciplinas de ciências de engenharia, de forma aplicada à área do projecto de estruturas subterrâneas.

Programa

Túneis e outras obras subterrâneas. Caracterização geotécnica de maciços terrosos e rochosos. Fenomenologia das estruturas subterrâneas. Importância do equilíbrio da frente. Técnicas construtivas. Métodos de dimensionamento: empíricos vs. métodos numéricos. Definição de suportes (primários e definitivos). Previsão e modelação do comportamento de estruturas de suporte e subterrâneas. Importância do faseamento construtivo. Metodologia de execução e concepção de túneis: mineiros (mecanizados e suporte diferido) e a céu aberto. Soluções de tratamento de terrenos aplicadas a túneis. Instrumentação, observação e aplicação do método observacional. Casos de obra.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Frequência da UC de Modelação de Estruturas Geotécnicas

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nos trabalhos práticos e suas apresentações; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) nos trabalhos práticos e suas apresentações, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), rabalhos práticos e suas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Spayed concrete linings (NATM) for tunnels in soft ground

ICE - Institution of Civil Engineers

1995

Institution of Civil Engineers Design and Practice Guides


Manual de Túneles y Obras Subterráneas

López Jimeno, C.

1997

Entorno Grafico, Madrid. ISBN 84-921708-1-6


Le calcul des tunnels par la méthode convergence-confinement

Panet, M.

1995

Presses de l'École Nacionale des Ponts et Chaussée


Soil Improvement Techniques and Their Evolution

Van Impe, W.

1989

Taylor and Francis


The British Tunnelling Society, Specification for Tunnelling

ICE - Institution of Civil Engineers

2010

3rd edition, Thomas Telford Ltd


The British Tunnelling Society, Monitoring Underground Construction

ICE - Institution of Civil Engineers

2011

1st edition, Thomas Telford Lt