Disciplina
A Arte de Expor
Área
Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica
Activa nos planos curriculares
HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > A Arte de Expor
Nível
A avaliação realiza-se através de dois trabalhos: 1. Trabalho individual: artigo de enciclopédia, com o máximo de 4000 caracteres sobre um conceito ou tema inerente ao espaço expositivo; 2. Trabalho em Grupo: recensão critica com o máximo de 15000 caracteres sobre uma exposição visitada recentemente, propondo novas soluções para problemas identificados.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
1.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
1. Estimular a compreensão do museu como lugar privilegiado de trabalho transdisciplinar e colaborativo entre a museologia, a arquitetura, as engenharias e o design sob um propósito claro e uma visão integradora que congregue os vários aspetos numa proposta una, coesa e integral que vise fomentar uma experiência estética envolvente e significativa para cada sujeito, de modo a contribuir para a sua formação integral; 2. Compreender a natureza da exposição e as principais transformações do espaço expositivo ocorridas em contexto museal durante o século XX, para identificar a forma como influenciaram o entendimento da instituição museu e a recepção das obras e objetos, para além de terem condicionado a percepção e a experiência de cada sujeito; 3. Conhecer exemplos onde se verifica uma superação da visão dicotómica entre o contentor (edifício) e o conteúdo (acervo e coleção em exposição); 4. Analisar e debater novas estratégias museológicas e experiências expositivas em desenvolvimento desde o final do século XX até à atualidade, de modo a habilitar os futuros profissionais de várias áreas para responder aos múltiplos desafios que o museu enfrenta, tal como a sociedade (desafios sociopolíticos, ambientais, tecnológicos); 5. Repensar a natureza e o formato da exposição e qual a missão do museu no século XXI.
Programa
1. Caracterização da exposição enquanto o lugar privilegiado de descoberta e de encontro com a arte, ativando a relação entre espaço – objeto – sujeito. 2. Gustave Courbet e os primeiros sinais de ruptura na segunda metade do século XIX. 3. Reformulação da teoria e prática do espaço expositivo nas Vanguardas Europeias nas primeiras décadas do século XX para um conceito site-specific e performativo. 4. Marcel Duchamp e As Exposições Surrealistas: o conceito de exposição/instalação. 5. Peggy Guggenheim, Frederick Kiesler e Art of this Century: o Correalismo e o Espaço Imersivo. 6. Alfred Barr, o MoMA e a Exposição como Metanarrativa. definição, principais premissas e primado do Cubo Branco. 7. A Museografia italiana e a preexistência histórica: Carlo Scarpa, Franco Albini e o Grupo BPR. 8. Pontus Hultén e Willem Sandberg: Museu como Laboratório ou Museu Aberto. 9. Harald Szeemann. When attitudes becomes form: live in your head, 1969. A importância do gesto. Novas práticas artísticas | Novos modos de expor. 10. Panorama no dealbar do século XXI. O Museu, espaço de participação e entretenimento. Novas e renovadas praticas e investigações
Metodologia de avaliação
A avaliação realiza-se através de dois trabalhos: 1. Trabalho individual: artigo de enciclopédia, com o máximo de 4000 caracteres sobre um conceito ou tema inerente ao espaço expositivo; 2. Trabalho em Grupo: recensão critica com o máximo de 15000 caracteres sobre uma exposição visitada recentemente, propondo novas soluções para problemas identificados.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Just what is it that makes today’s institutions so different, so appealing?
London: Whitechapel Gallery – Koenig Books
Institutional Critique: An Anthology of Artists' Writings
Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology
Biennials and Beyond – Exhibitions that Made Art History. Volume II: 1962-2002
New York: Phaidon Press Limited.
A Manual for the 21st century art institution
London: Koenig Books e Whitechapel Gallery
Salon to Biennial – Exhibitions that made Art History. Volume I: 1863-1959
New York: Phaidon Press Limited
California: University of California Press.
The Guggenheim: Frank Lloyd Wright and the Making of the Modern Museum
AMMIRATI, D., FOREMAN, K. (ed)
New York: Guggenheim Museum Publications
Dissertação de Doutoramento em Arquitetura. Porto: FAUP
JRP| Ringier&Les Presses du Réel
Organizacion y diseno de exposiciones. Su relación com el museo
Radical Museology or, What's ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art?
Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship
Frederick J. Kiesler. Endless Space
Vienna: MAK e Hatje Cantz Publishers
The Future of Architecture since 1889: a Worldwide History
São Paulo: Martins Fontes (texto original publicado em 1993)
New York: American Heritage Press
Museus do Século XXI. Conceitos Projectos Edifícios
Munique | Berlim | Londres | Nova Iorque: Prestel
Alfred H. Barr, Jr. and the intellectual Origins of the Museum of Modern Art.
Cambridge/ Massachusetts: MIT Press
Museum revolutions. How Museums Change and are changed
KNELL, S., MACLEOD, S., WATSON, S.
Scenography as New Ideology in Contemporary Curating and the notion of staging in Exhibitions
The museum as Muse: artists reflect
Performing Building Sites: Curating in/on/through space
PhD dissertation degree in Curatorial Knowledge. Goldsmiths College, University of London
Towards a New Museum: Expanded Edition
Inside the White Cube. The Ideology of the Gallery Space. Expanded Edition
Berkeley – Los Angeles – London: University of California Press (texto original publicado em 1976)
A Brief History of Curating. Documents Series 3
Zurich: JRP| Ringier&Les Presses du Réel
Art and artifact. The museum as medium
The Curator’s Egg. The evolution of the museum concept from the French Revolution to the present
The Delirious Museum. A journey from the Louvre to Las Vegas
Beyond the box: diverging curatorial practices
Museum Space. Where Architecture Meets Museology
Museum Space. Where Architecture Meets Museology. London and New York: Routledge