Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica

Activa nos planos curriculares

HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > A Arte de Expor

Nível

A avaliação realiza-se através de dois trabalhos: 1. Trabalho individual: artigo de enciclopédia, com o máximo de 4000 caracteres sobre um conceito ou tema inerente ao espaço expositivo; 2. Trabalho em Grupo: recensão critica com o máximo de 15000 caracteres sobre uma exposição visitada recentemente, propondo novas soluções para problemas identificados.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

1.0 h/semana

56.0 h/semestre

Objectivos

1. Estimular a compreensão do museu como lugar privilegiado de trabalho transdisciplinar e colaborativo entre a museologia, a arquitetura, as engenharias e o design sob um propósito claro e uma visão integradora que congregue os vários aspetos numa proposta una, coesa e integral que vise fomentar uma experiência estética envolvente e significativa para cada sujeito, de modo a contribuir para a sua formação integral; 2. Compreender a natureza da exposição e as principais transformações do espaço expositivo ocorridas em contexto museal durante o século XX, para identificar a forma como influenciaram o entendimento da instituição museu e a recepção das obras e objetos, para além de terem condicionado a percepção e a experiência de cada sujeito; 3. Conhecer exemplos onde se verifica uma superação da visão dicotómica entre o contentor (edifício) e o conteúdo (acervo e coleção em exposição); 4. Analisar e debater novas estratégias museológicas e experiências expositivas em desenvolvimento desde o final do século XX até à atualidade, de modo a habilitar os futuros profissionais de várias áreas para responder aos múltiplos desafios que o museu enfrenta, tal como a sociedade (desafios sociopolíticos, ambientais, tecnológicos); 5. Repensar a natureza e o formato da exposição e qual a missão do museu no século XXI.

Programa

1. Caracterização da exposição enquanto o lugar privilegiado de descoberta e de encontro com a arte, ativando a relação entre espaço – objeto – sujeito. 2. Gustave Courbet e os primeiros sinais de ruptura na segunda metade do século XIX. 3. Reformulação da teoria e prática do espaço expositivo nas Vanguardas Europeias nas primeiras décadas do século XX para um conceito site-specific e performativo. 4. Marcel Duchamp e As Exposições Surrealistas: o conceito de exposição/instalação. 5. Peggy Guggenheim, Frederick Kiesler e Art of this Century: o Correalismo e o Espaço Imersivo. 6. Alfred Barr, o MoMA e a Exposição como Metanarrativa. definição, principais premissas e primado do Cubo Branco. 7. A Museografia italiana e a preexistência histórica: Carlo Scarpa, Franco Albini e o Grupo BPR. 8. Pontus Hultén e Willem Sandberg: Museu como Laboratório ou Museu Aberto. 9. Harald Szeemann. When attitudes becomes form: live in your head, 1969. A importância do gesto. Novas práticas artísticas | Novos modos de expor. 10. Panorama no dealbar do século XXI. O Museu, espaço de participação e entretenimento. Novas e renovadas praticas e investigações

Metodologia de avaliação

A avaliação realiza-se através de dois trabalhos: 1. Trabalho individual: artigo de enciclopédia, com o máximo de 4000 caracteres sobre um conceito ou tema inerente ao espaço expositivo; 2. Trabalho em Grupo: recensão critica com o máximo de 15000 caracteres sobre uma exposição visitada recentemente, propondo novas soluções para problemas identificados.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Just what is it that makes today’s institutions so different, so appealing?

AA.VV.

2009

London: Whitechapel Gallery – Koenig Books


Institutional Critique: An Anthology of Artists' Writings

ALBERRO, A., Stimson, B.(ed.)

2009

Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology


Biennials and Beyond – Exhibitions that Made Art History. Volume II: 1962-2002

ALTSHULER, B., (ed.)

2013

New York: Phaidon Press Limited.


A Manual for the 21st century art institution

ALTSHULER, B. (coord.)

2009

London: Koenig Books e Whitechapel Gallery


Salon to Biennial – Exhibitions that made Art History. Volume I: 1863-1959

ALTSHULER, B., (ed.)

2008

New York: Phaidon Press Limited


The Avant-Garde in Exhibition

California: University of California Press.

1998

ALTSHULER, B.


The Guggenheim: Frank Lloyd Wright and the Making of the Modern Museum

AMMIRATI, D., FOREMAN, K. (ed)

2009

New York: Guggenheim Museum Publications


Arquitectura de museus de arte contemporânea em Portugal. Da intervenção urbana ao desenho do espaço expositivo

BARRANHA, H.

2007

Dissertação de Doutoramento em Arquitetura. Porto: FAUP


Museum of the Future

BECHTLER, C., Imhof, D. (ed.)

2014

JRP| Ringier&Les Presses du Réel


Organizacion y diseno de exposiciones. Su relación com el museo

BELCHER, M.

1997

Asturias: Ediciones TREA


Radical Museology or, What's ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art?

BISHOP, C.

2013

London: Koenig Books


Artificial Hells. Participatory Art and the Politics of Spectatorship

BISHOP, C.

2012a

London | New York: Verso


Frederick J. Kiesler. Endless Space

BOGNER, D., Noever, P. (ed.)

2001

Vienna: MAK e Hatje Cantz Publishers


Relational Aesthetics

BOURRIAUD, N.

2002

Dijon: Les Presses du Réel


The Future of Architecture since 1889: a Worldwide History

COHEN, J-L

2012

New York: Phaidon


Sobre as Ruínas do Museu

CRIMP, D.

2005

São Paulo: Martins Fontes (texto original publicado em 1993)


The shock of the new

DUNLOP, I.

1972

New York: American Heritage Press


The Art-Architecture Complex

FOSTER, H.

2011

London/New York: Verso


Arquiteturas da Cultura: política, debate, espaço. Génese dos Grandes Equipamentos Culturais da Contemporaneidade Portuguesa

GRANDE, N.

2009

Dissertação de Doutoramento em Arquitetura. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra


Museus do Século XXI. Conceitos Projectos Edifícios

GREUB, S., GREUB, T. (ed.)

2007

Munique | Berlim | Londres | Nova Iorque: Prestel


Alfred H. Barr, Jr. and the intellectual Origins of the Museum of Modern Art.

KANTOR, S. G.

2002

Cambridge/ Massachusetts: MIT Press


Museum revolutions. How Museums Change and are changed

KNELL, S., MACLEOD, S., WATSON, S.

2007

London: Routledge


Scenography as New Ideology in Contemporary Curating and the notion of staging in Exhibitions

LAM, M.C.K.

2013

s.l: GRIN Verlag GmbH


The museum as Muse: artists reflect

MCSHINE, K.

1999

New York: MoMA


Performing Building Sites: Curating in/on/through space

MOREIRA, Inês

2014

PhD dissertation degree in Curatorial Knowledge. Goldsmiths College, University of London


Towards a New Museum: Expanded Edition

NEWHOUSE, V.

2007

Nova Iorque: Monacelli Press


Inside the White Cube. The Ideology of the Gallery Space. Expanded Edition

O’DOHERTY, B.

1999

Berkeley – Los Angeles – London: University of California Press (texto original publicado em 1976)


A Brief History of Curating. Documents Series 3

OBRIST, H. U.

2008

Zurich: JRP| Ringier&Les Presses du Réel


Art and artifact. The museum as medium

PUTNAM, J.

2001

New York: Thames & Hudson


The Curator’s Egg. The evolution of the museum concept from the French Revolution to the present

SCHUBERT, K.

2002

London: One-Off Press


The Delirious Museum. A journey from the Louvre to Las Vegas

STORRIE, C.

2007

London | New York: I.B.Tauris


Beyond the box: diverging curatorial practices

TOWNSEND, M.

2003

Bonff Centre Press


Museum Space. Where Architecture Meets Museology

TZORTZI, K.

2016

Museum Space. Where Architecture Meets Museology. London and New York: Routledge