Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Infraestruturas de Transportes

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Urbanismo, Transportes e Sistemas > Conservação de Infraestruturas de Transporte

MST 2021 > MST 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Engenharia de Sistemas de Transportes > Conservação de Infraestruturas de Transporte

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções das Especializações > Urbanismo, Transportes e Sistemas > Opcionais 2 > Conservação de Infraestruturas de Transporte

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Urbanismo, Transportes e Sistemas > Opções - Urbanismo, Transportes e Sistemas > Opções - Uts - 2º Semestre > Conservação de Infraestruturas de Transporte

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Abordagem global da caracterização da qualidade de infraestruturas de transporte existentes (rodoviárias, aeroportuárias e ferroviárias), nomeadamente no que respeita aos seus pavimentos (estruturas de suporte do tráfego), materiais, equipamentos, processos construtivos e organização da implementação de ações de construção e de reabilitação relacionados com a conservação desses pavimentos.

Programa

1 - Organização da unidade curricular. 2 - Concepção e dimensionamento estrutural da construção e reabilitação de pavimentos rodoviários e aeroportuários. 3 – Construção e conservação de pavimentos rodoviários e aeroportuários: tipo de intervenção; materiais; equipamentos e processos de construção de pavimentos rodoviários e aeroportuários. 4 - A caracterização da qualidade em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. 5 - Princípios de gestão da conservação em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Acompanhamento e realização de ensaios de controlo de qualidade e apreciação de desempenho para materiais utilizados em pavimentação rodoviária e aeroportuária.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Utilização de software de análise estrutural de pavimentos.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e miniprojeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e miniprojeto. Admite-se que a avaliação das referidas competências transversais corresponda a 20% da avaliação final.

Bibliografia

Principal

Highways: the Location, Design, Construction & Maintenance of Pavements

C. A. O'Flaherty

2002

Butterworth Heinemann. ISBN: 0750650907


Infraestructuras ferroviárias

López Pita, A.

2006

Ediciones UPC - ISBN 84-8301-853-5


Pavimentos Rodoviários

Fernando Branco, Paulo Pereira, Luís Picado Santos

2005

Almedina. ISBN: 972-40-2648-5


The Handbook of Highway Engineering

Fwa, T. F. Taylor & Francis

2006

Boca Raton-FL, USA. ISBN 0-8493-1986-2


Ingeniería de Carreteras, Volumen II

Kraemer, C. et al.

McGraw Hill, ISBN: 84-481-3998-4


Materiais Tratados e Reciclados em Infraestruturas de Transporte

José Neves, Ana Cristina Freire, Fátima Batista

2017

Edição LNEC, ISBN: 978-972-49-2293-5


Documentos complementares de apoio às aulas teóricas e práticas (ex: slides, enunciados, problemas)