Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Desenho Urbano e Espaço Público

Nível

Os métodos de ensino-aprendizagem baseiam-se em princípios de conhecimento colaborativo e transdisciplinar mas sempre centrados nos doutorandos. Assim, a leitura, apresentação e discussão de artigos e capítulos serão os principais pilares da avaliação a par da avaliação crítica feita pelos alunos a estudos de caso e às apresentações feitas por convidados.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

140.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular procura promover uma reflexão teórica e conceptual mas também estratégica em torno dos espaços urbanos públicos. Estas abordagens serão conduzidas através das diferentes escalas do desenho urbano, mas sempre valorizando o carácter fundador e sistémico dos espaços públicos, como equipamento estruturante de uso coletivo e como espaços de celebração da cidade e da comunidade. Dada a sua complexidade procurar-se-á persistentemente construir uma unidade dentro das múltiplas identidades que o espaço público pode assumir traz no plano identitário, social, económico, político, ambiental, tecnológico, entre muitos outros. Os objetivos da UC passam ainda por explorar a articulação do papel dos espaços públicos em diferentes paisagens e contextos urbanos, com as respetivas implicações no projeto urbano. Finalmente, considera-se ainda decisivo explorar os mecanismos de produção do espaço público como forma de avaliar o jogo de interesses presente no expaço urbano.

Programa

Os conteúdos programáticos conduzirão os alunos de forma sistemática e estruturada através dos seguintes aspetos: i. O quadro teórico e conceptual: mutações, enviesamentos e transdisciplinaridade ii. A exigência da articulação dos Espaços Públicos: das infraestruturas ao ambiente; do urbanismo à economia; da identidade à inclusão social; da escala de bairro à dimensão metropolitana. iii. O imperativo do desenho e projeto urbano como exercicio de operacionalização iv. Os espaços públicos como ignição de processos de governança e de cidadania ativa. v. Prospetiva sobre o papel dos espaços públicos na cidade 5G.

Metodologia de avaliação

Os métodos de ensino-aprendizagem baseiam-se em princípios de conhecimento colaborativo e transdisciplinar mas sempre centrados nos doutorandos. Assim, a leitura, apresentação e discussão de artigos e capítulos serão os principais pilares da avaliação a par da avaliação crítica feita pelos alunos a estudos de caso e às apresentações feitas por convidados.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

Não aplicável.

Bibliografia

Principal

Splintering urbanism: networked infrastructures, technological mobilities.

Graham, S., & Marvin, S.

2001

Psyc. press


Lugares do Comum. Guia de avaliação

Brandão, A & Brandão P

2018

Lisboa: IST-ID.


Identidade dos Lugares e sua Representação Colectiva

Brandão, P

2008

Lisboa, DGOTDU.


Principles for public space design, planning to do better.

Carmona, M

2019

Urban Design International 24, 47–59.


Re-theorising Contemporary Public Space: A New Narrative and a New Normative.

Carmona, M

2015

Journal of Urbanism 8(4): 374–405


New City Spaces.

Gehl, J & Gemzoe, L

2000

Copenhagen: Danish Architectural Press


The City Assembled. The Elements of Urban Form Trough History

Kostof, S

1992

London: Thames&Hudson.


La Production de l´Espace

Lefebvre, H

1974

Paris, Anthropos.


Design of Urban Space: an Inquiry into a socio-spacial process

Madanipour, A

1996

Chichester: Wiley&Sons.


Os espaços públicos na reconfiguração física e social da cidade.

Gonçalves, J

2006

Lisboa: U. Lusiada