Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Arquitetura Sustentável

Nível

A estratégia de ensino é centrada na investigação promovendo a autonomia do aluno assente numa aprendizagem de caráter pluri-disciplinar, no desenvolvimento de metodologias de investigação de caráter multi-discursivo recorrendo a instrumentos multimédia, e no desenvolvimento da capacidade de argumentação e discussão, contribuindo para identificar, focar e delimitar o tema de tese. Para além dos modelos pedagógicos centrados no aluno privilegiando o trabalho autónomo, são aplicados modos convencionais de ensino centrados no professor e em conferências dadas por especialistas convidados seguidas de discussão realizada em ambiente de seminário promovendo o espírito crítico dos doutorandos. São também realizadas visitas de estudo a casos representativos. A lecionação da Disciplina envolve uma componente teórica e uma componente prática. A componente prática inclui análise de casos de estudo, com recurso a ferramentas existentes no Laboratório de Arquitetura Bioclimática (ISTAR).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

140.0 h/semestre

Objectivos

Aprofundar conhecimentos e análise de feedback da experiência nos processos e técnicas de construção, envolvendo os sistemas construtivos, com enfoque na sua relação com o desenho arquitetónico e com a eficiência energética em edifícios, nas suas componentes de conforto ambiental e consequências ecológicas e económicas. Os cinco módulos letivos abordam as diferentes variáveis intervenientes no projeto sustentável: a) Materiais de Construção, b) Técnicas Construtivas, c) Física das Construções; d) Impactes Ambientais, e) Ferramentas de Análise do Desempenho; f) a relevância e aplicação deste conhecimento em termos de Projeto de Arquitetura. Consideram-se várias tipologias de intervenção: construção nova, construção existente, utilizando quer novas tecnologias quer tecnologias tradicionais, com abertura para áreas de inovação de produtos, novos materiais, ferramentas de avaliação ou de operacionalização, sistemas de automação e monitorização, promovendo a transferência de tecnologia.

Programa

1. Arquitetura e construção sustentável 1.1 Introdução, enquadramento disciplinar 1.2 Energia e conforto em edifícios 1.3 Reabilitação vs. nova construção 1.3 Metodologias de Análise 2. Avaliação do desempenho ambiental 2.1 Noções-base: pegada ecológica 2.2 Métodos de avaliação: reabilitação e nova construção 2.3 O método Lider-A 3. Processos construtivos 3.1 Noções-base: desempenho térmico e luminoso 3.2 Materiais de construção 3.3 Tecnologias construtivas: reabilitação e nova construção 4. Projeto de arquitetura sustentável 4.1 Contexto climático e social 4.2 Ferramentas de apoio ao projeto 4.3 Estratégias de design passivo (reabilitação e nova construção) 4.4 Sistemas ativos (energia renovável) 4.5 Aspetos de Desenho Urbano 5. Casos de estudo 5.2 Arquitetura contemporânea “verde” (habitação e serviços) 5.3 Reabilitação de diferentes tipologias de edifícios (exemplos) 5.4 Situação no Sul da Europa 5.5 Situação em Países em desenvolvimento

Metodologia de avaliação

A estratégia de ensino é centrada na investigação promovendo a autonomia do aluno assente numa aprendizagem de caráter pluri-disciplinar, no desenvolvimento de metodologias de investigação de caráter multi-discursivo recorrendo a instrumentos multimédia, e no desenvolvimento da capacidade de argumentação e discussão, contribuindo para identificar, focar e delimitar o tema de tese. Para além dos modelos pedagógicos centrados no aluno privilegiando o trabalho autónomo, são aplicados modos convencionais de ensino centrados no professor e em conferências dadas por especialistas convidados seguidas de discussão realizada em ambiente de seminário promovendo o espírito crítico dos doutorandos. São também realizadas visitas de estudo a casos representativos. A lecionação da Disciplina envolve uma componente teórica e uma componente prática. A componente prática inclui análise de casos de estudo, com recurso a ferramentas existentes no Laboratório de Arquitetura Bioclimática (ISTAR).

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

São utilizados programas de software para simulação do desempenho ambiental e energético em edifícios no módulo 4.2.

Componente de Competências Transversais

Não aplicável.

Bibliografia

Principal

Energy and Environ ment in Architecture: A Technical Design Guide.

Baker, N.; Steemers, K.

2000

London, E&FN Spon


The Architecture of the Well-Tempered Environment

Banha m, R.

1969

London, The Architectural Press.


Sustainable Urban Design - an environmental approach

Clarke, P.

2003

London, Spon Press.


Sustainable Housing: principles and practice

Edwards, B.; Turrent, D.

2000

London, E&FN Spon.


Sustainable architecture and urbanism

Gauzin-Muller, D.

2002

Basel, Birkauser.


Man, Climate and Architecture

Givoni, B.

1969

London, Henry Cowan, ASP.


Energy in Architecture - The European Passive Solar Handbook

Goulding, J.; Lewis, J. O.; Steemers, T. (eds.)

1992

London, Batsford for the Commission of the European Communities.


Arquitectura Bioclimática en un entorno sustenible

González, F.

2004

Madrid, Munilla-Leria.


Architecture, Engineering and Environment

Hawkes, D.; Forster, W.

2008

London, Laurence King – Arup.