Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Obrigatória > Metodos de Investigação em Arquitectura II

Nível

Esta UC tem formato de seminário. Os seminários têm como ponto de partida a participação de investigadores convidados, com teses nas áreas científicas da arquitetura e do urbanismo, que vêm falar sobre o processo da escolha do tema, do objecto e do percurso metodológico, e relatar os êxitos e as dificuldades decorrentes das opções tomadas. É sobre essa base que se desenvolve a reflexão e a discussão envolvendo os conteúdo programáticos. A escolha dos convidados faz-se de modo a cobrir a maior variedade possível de linhas de investigação relacionadas com as áreas científicas em causa e, tanto quanto possível, a maior variedade metodológica. A avaliação centra-se num trabalho escrito constituído pelo “estado da arte” de uma área temática diretamente relacionada com os interesses científicos dos alunos. De preferência, quando já têm tema de tese, farão o “estado da arte” do Projeto de Tese. A classificação terá também em conta a qualidade da participação ativa nos seminários.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

140.0 h/semestre

Objectivos

O seminário de Métodos de Investigação em Arquitetura (MIA) constitui um fórum de discussão, de troca de informação e de aperfeiçoamento dos princípios relativos à prática da investigação e da aquisição, produção e divulgação do conhecimento científico no campo da Arquitetura e do Desenho Urbano. O módulo de MIA 2 na sequência do módulo de MIA 1, aprofunda o confronto do estuda nte do programa de doutoramento com as principais questões e problemas que se levantam no processo de investigação. Centra-se mais nos aspetos específicos da pesquisa nesta área científica e pretende fazer uma preparação orientada para a elaboração da tese e, particularmente, para a elaboração do “Projeto de Tese”. Com vista à internacionalização e integração dos estudantes numa rede de investigação internacional, considera-se fundamental que possam obter um conhecimento transversal e abrangente do estado da arte e dos procedimentos da investigação nos domínios abrangidos pelo Programa de Doutoramento.

Programa

Discussão sobre as grandes correntes de orientação epistemológica na Arquitetura e no Desenho Urbano. Casos e experiências nos domínios das principais linhas de investigação desenvolvidas no âmbito do Curso de Doutoramento e das atividades e projetos de I&D dos centros e institutos de investigação do Instituto Superior Técnico e instituições associadas, relacionadas coma área científica da Arquitetura e do Urbanismo. A problemática da escolha do tema de investigação e a construção de um projeto de tese. Gestão da informação, gestão de tempo e produtividade. A investigação científica e os processos de internacionalização e divulgação dos resultados. Participação em redes académicas e científicas.

Metodologia de avaliação

Esta UC tem formato de seminário. Os seminários têm como ponto de partida a participação de investigadores convidados, com teses nas áreas científicas da arquitetura e do urbanismo, que vêm falar sobre o processo da escolha do tema, do objecto e do percurso metodológico, e relatar os êxitos e as dificuldades decorrentes das opções tomadas. É sobre essa base que se desenvolve a reflexão e a discussão envolvendo os conteúdo programáticos. A escolha dos convidados faz-se de modo a cobrir a maior variedade possível de linhas de investigação relacionadas com as áreas científicas em causa e, tanto quanto possível, a maior variedade metodológica. A avaliação centra-se num trabalho escrito constituído pelo “estado da arte” de uma área temática diretamente relacionada com os interesses científicos dos alunos. De preferência, quando já têm tema de tese, farão o “estado da arte” do Projeto de Tese. A classificação terá também em conta a qualidade da participação ativa nos seminários.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

Não aplicável

Bibliografia

Principal

Como se faz uma tese em ciências humanas

Eco, U.

1980

Lisboa, Presença.


Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos

Azevedo, C. A. M.; Azevedo, A. G.

2003

Lisboa, Universidade Católica.


Como realizar um Projecto de Investigação

Bell, J.

1997

Lisboa, Gradiva.


“Teoria/Modelo”, Método – Teoria/Modelo

Delattre, P.

2000

in Enciclopédi a Einaudi, vol. 21, Lisboa, INCM, pp. 223-287.


A Angústia da Influência

Bloo m, H.

1991

Lisboa, Cotovia.


How Designers Think. The Design Process Demystified

Lawson, B.

1997

Oxford, Architectural Press.


Las Herramientas del Arquitecto

LLorens, M., Vicente et al

2003

Valência, Ediciones Generales de la Construcción.


A forma do tempo

Kubler, G.

1987

Lisboa, Vega.