Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica

Activa nos planos curriculares

DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Cultura Arquitetónica e Urbana

Nível

O curso adota um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados exteriores. A didática baseia-se em práticas reflexivas, focalizadas na dimensão funcional do espaço construído e nas suas implicações sociais. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base nos seus portfolios de exercícios e na participação nos seminários. O portfólio integra os relatórios das leituras semanais e um exercício de iniciação à investigação desenvolvido sobre um tópico escolhido pelo aluno. Este exercício poderá ser apresentado em dois formatos alternativos: a) “artigo científico” a ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso; b) “artigo de revisão”. O trabalho de revisão deverá adoptar uma leitura original e abrangente sobre o tópico, não se limitando à adaptação de um capítulo de um livro.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

140.0 h/semestre

Objectivos

Cultura Arquitectónica introduz os fundamentos de uma investigação aplicada à história e teoria da arquitectura focada numa “história operativa”. Orientada numa perspectiva abrangente, através do enquadramento da obra arquitectónica nas dinâmicas da produção artística e da cultura urbana que lhe estão associadas. Objectivos da disciplina: 1. Desenvolver a capacidade dos alunos para a investigação nos domínios da cultura arquitectónica e da organização do espaço. Neste quadro estudo e interpretação de conceitos teóricos disciplinares articulados nas suas relações com as ciências e as artes. O esforço analítico é dirigido para a identificação da disciplina arquitectura como processo de unidade entre arte e técnica. 2. Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação dos textos básicos e paradigmáticos da disciplina: manifestos, artigos e livros de referência. Pretende-se relacionar a reflexão emanada de textos, produção arquitectónica, evolução pensamento; 3.Produção artigo científico.

Programa

Aprofundar o conhecimento e enquadramento das teorias arquitectónicas no quadro global de uma cultura da modernidade: da ruptura do movimento moderno à situação pós-moderna e à contemporaneidade. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes no quadro de uma cultura ocidental. Estimular a compreensão das relações entre: Arte e Técnica; Forma e Ideologia; Arquitectura e Paisagem; Natureza e Cultura. Neste quadro são abordados temas relativos a: ideologia do património como traço da cultura contemporânea; valores da tradição e contemporaneidade na arquitectura e na cidade; papel das vanguardas no quadro das afinidades, divergências e contaminações entre arte e arquitectura. 1. MODERNIDADE, HABITAT E A CASA. 2. ARQUITETURA, DESIGN E ARTE(S);3. CULTURA E NATUREZA, IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO; 4.ESPAÇO DE CURA ENTRE FORMA E FUNÇÃO; 5.O LUGAR E A PAISAGEM; 6. CIDADE E PODER, EQUIPAMENTOS CULTURAIS E PATRIMÓNIO.

Metodologia de avaliação

O curso adota um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados exteriores. A didática baseia-se em práticas reflexivas, focalizadas na dimensão funcional do espaço construído e nas suas implicações sociais. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base nos seus portfolios de exercícios e na participação nos seminários. O portfólio integra os relatórios das leituras semanais e um exercício de iniciação à investigação desenvolvido sobre um tópico escolhido pelo aluno. Este exercício poderá ser apresentado em dois formatos alternativos: a) “artigo científico” a ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso; b) “artigo de revisão”. O trabalho de revisão deverá adoptar uma leitura original e abrangente sobre o tópico, não se limitando à adaptação de um capítulo de um livro.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

Não aplicável.

Bibliografia

Principal

Tudo o que é sólido se dissolve no Ar

BERMAN,M.

1989

Lisboa, edições 70


Architecture Theory since 1968

HAYS, M.

1998

New York, columbia Books of Architecture


La an-estética de la Arquitectura

LEACH, Neil

2001

Barcelona, Gustavo Gili


S,M,L,XL

KOOLHAAS, R. and Mau, B.

1995

New York: , The Monacelli Press


The Culture of Cities

MUMFORD, L.

1938

New York, Harcourt, Brace & Company


Los Hijos del Limo, del Romanticismo a la Vanguardia

PAZ, Octavio

1998

Barcelona, Seix Barral


Landscape and memory

SCHAMA, Simon

1995

New York, Vintage Books


Theories and History of Architecture

TAFURI, M.

1980

New York, Harper & Rowe


Architecture of the Well-Tempered Environment

BANHAM, R.

1984 (1969)

Chicago Press


The possibility of an Absolute Architecture

AURELI, Pier Vittorio

2011

MIT


Un-conscious city

ARETS, Wiel

2019

NI, Actar


Smart Cities: A Spatialised Intelligence

Picon, A.

2015

John Wiley & Sons.


Idade Maior. Cultura e tecnologia na Arquitectura Portuguesa.

Tostões, A.

2015

FAUP