Disciplina
Cultura Arquitetónica e Urbana
Área
Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica
Activa nos planos curriculares
DEAArq2006 > DEAArq2006 > 3º Ciclo > Formação Opcional > Opcional I > Cultura Arquitetónica e Urbana
Nível
O curso adota um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados exteriores. A didática baseia-se em práticas reflexivas, focalizadas na dimensão funcional do espaço construído e nas suas implicações sociais. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base nos seus portfolios de exercícios e na participação nos seminários. O portfólio integra os relatórios das leituras semanais e um exercício de iniciação à investigação desenvolvido sobre um tópico escolhido pelo aluno. Este exercício poderá ser apresentado em dois formatos alternativos: a) “artigo científico” a ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso; b) “artigo de revisão”. O trabalho de revisão deverá adoptar uma leitura original e abrangente sobre o tópico, não se limitando à adaptação de um capítulo de um livro.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
140.0 h/semestre
Objectivos
Cultura Arquitectónica introduz os fundamentos de uma investigação aplicada à história e teoria da arquitectura focada numa “história operativa”. Orientada numa perspectiva abrangente, através do enquadramento da obra arquitectónica nas dinâmicas da produção artística e da cultura urbana que lhe estão associadas. Objectivos da disciplina: 1. Desenvolver a capacidade dos alunos para a investigação nos domínios da cultura arquitectónica e da organização do espaço. Neste quadro estudo e interpretação de conceitos teóricos disciplinares articulados nas suas relações com as ciências e as artes. O esforço analítico é dirigido para a identificação da disciplina arquitectura como processo de unidade entre arte e técnica. 2. Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação dos textos básicos e paradigmáticos da disciplina: manifestos, artigos e livros de referência. Pretende-se relacionar a reflexão emanada de textos, produção arquitectónica, evolução pensamento; 3.Produção artigo científico.
Programa
Aprofundar o conhecimento e enquadramento das teorias arquitectónicas no quadro global de uma cultura da modernidade: da ruptura do movimento moderno à situação pós-moderna e à contemporaneidade. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes no quadro de uma cultura ocidental. Estimular a compreensão das relações entre: Arte e Técnica; Forma e Ideologia; Arquitectura e Paisagem; Natureza e Cultura. Neste quadro são abordados temas relativos a: ideologia do património como traço da cultura contemporânea; valores da tradição e contemporaneidade na arquitectura e na cidade; papel das vanguardas no quadro das afinidades, divergências e contaminações entre arte e arquitectura. 1. MODERNIDADE, HABITAT E A CASA. 2. ARQUITETURA, DESIGN E ARTE(S);3. CULTURA E NATUREZA, IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO; 4.ESPAÇO DE CURA ENTRE FORMA E FUNÇÃO; 5.O LUGAR E A PAISAGEM; 6. CIDADE E PODER, EQUIPAMENTOS CULTURAIS E PATRIMÓNIO.
Metodologia de avaliação
O curso adota um formato de seminário, com leituras semanais pré-definidas, complementado por palestras com investigadores convidados exteriores. A didática baseia-se em práticas reflexivas, focalizadas na dimensão funcional do espaço construído e nas suas implicações sociais. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, com base nos seus portfolios de exercícios e na participação nos seminários. O portfólio integra os relatórios das leituras semanais e um exercício de iniciação à investigação desenvolvido sobre um tópico escolhido pelo aluno. Este exercício poderá ser apresentado em dois formatos alternativos: a) “artigo científico” a ser publicado em revista técnica com recurso a estudos de caso; b) “artigo de revisão”. O trabalho de revisão deverá adoptar uma leitura original e abrangente sobre o tópico, não se limitando à adaptação de um capítulo de um livro.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
Não aplicável.
Bibliografia
Principal
Tudo o que é sólido se dissolve no Ar
Architecture Theory since 1968
New York, columbia Books of Architecture
La an-estética de la Arquitectura
New York: , The Monacelli Press
New York, Harcourt, Brace & Company
Los Hijos del Limo, del Romanticismo a la Vanguardia
Theories and History of Architecture
Architecture of the Well-Tempered Environment
The possibility of an Absolute Architecture
Smart Cities: A Spatialised Intelligence
Idade Maior. Cultura e tecnologia na Arquitectura Portuguesa.