Disciplina
Modelação Estatística
Área
Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Modelação de Sistemas e Computação
Activa nos planos curriculares
DEAETPT2020 > DEAETPT2020 > 3º Ciclo > Formação Obrigatória > Modelação Estatística
DEAEC2017 > DEAEC2017 > 3º Ciclo > Opções > Modelação Estatística
DFAIOES2007 > DFAIOES2007 > 3º Ciclo > Modelação Estatística
DEAET2006 > DEAET2006 > 3º Ciclo > Bloco A > Modelação Estatística
DEAEC2006 > DEAEC2006 > 3º Ciclo > Bloco A > Modelação Estatística
Nível
A avaliação abarca dois componentes: um trabalho de projecto (peso de 60%, com apresentações pelos alunos) e um exame final escrito (individual, com peso de 40%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
Complementar a formação básica em Probabilidades e Estatística e promover uma compreensão crítica e informada sobre as metodologias estatísticas. Desenvolver competências de análise de dados multivariados recorrendo a modelos estatísticos de identificação de estruturas de dados e de síntese de informação, de classificação através de grupos homogéneos ou de associação entre variáveis. Familiarização com testes estatísticos, paramétricos e não paramétricos, de comparação de amostras, nomeadamente em contextos experimentais. É propósito que os alunos fiquem a conhecer as potencialidades e limitações dos modelos estatísticos estudados, a identificar a metodologia mais adequada em cada contexto e a aplicar esses modelos às situações reais com que sejam confrontados.
Programa
1. Variáveis aleatórias multidimensionais e distribuições multivariadas (conjuntas, marginais e condicionais). 2. Testes estatísticos de comparação de amostras/resultados experimentais: análise de variância e testes de comparação de parâmetros (médias, proporções, variâncias). 3. Modelos de síntese de informação e de identificação de dimensões latentes: análise fatorial e de componentes principais. 4. Modelos de classificação: análise de agrupamentos (clusters). 5. Modelos “explicativos”/de associação entre variáveis: correlação e regressão múltipla.
Metodologia de avaliação
A avaliação abarca dois componentes: um trabalho de projecto (peso de 60%, com apresentações pelos alunos) e um exame final escrito (individual, com peso de 40%).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Probability, Statistics and Decision for Civil Engineers
BENJAMIN, J. R. e CORNELL, C. A.
HAIR, J. F. Jr.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. e BLACK, W.C.
Secundária
GUIMARÃES, R. C. e CABRAL, J. A. S.