Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Engenharia Sísmica e Sismologia

Activa nos planos curriculares

DFARCPC2006 > DFARCPC2006 > 3º Ciclo > Disciplinas Opcionais > Modelação Computacional e Risco Sísmico de Estruturas de Edifícios Antigos

Nível

Trabalho.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

84.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se desenvolver competências no âmbito da modelação computacional de edifícios antigos através da utilização de modelos numéricos de comportamento material e geometricamente não linear, capazes de simular o comportamento mecânico dos materiais quase frágeis e das ligações que constituem as construções tradicionais. O domínio das técnicas de simulação estrutural e dos conhecimentos sobre o comportamento sísmico dos edifícios antigos conferirão ao aluno competências na avaliação do seu comportamento estático e dinâmico.

Programa

Modelação computacional de edifícios antigos: caracterização mecânica do material alvenaria. Introdução à Mecânica da Fractura. Método dos elementos finitos na análise não linear de estruturas. Algoritmos de solução não linear. Critérios de convergência. Modelos de fenda discreta e de fenda distribuída. Método dos elementos discretos. Interacção entre blocos. Comportamento mecânicos dos contactos. Algoritmo de cálculo. Risco Sísmico de Edifícios Antigos: sismos e risco sísmico no território nacional. Quantificação da acção sísmica. Comportamento dinâmico dos edifícios antigos. Os edifícios Pombalinos e os edifícios gaioleiros. Soluções de reforço sísmico para edifícios tradicionais.

Metodologia de avaliação

Trabalho.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Structural masonry - an experimental/numerical basis for pratical design rules

J. G. Rots (Ed.)

1997

Balkema, Roterdam