Disciplina
Análise e Comportamento Estrutural
Área
Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Análise Estrutural
Activa nos planos curriculares
MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Análise e Comportamento Estrutural
MA 2006 > MA 2006 > 1º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Estruturas > Análise e Comportamento Estrutural
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Estabelecer as bases duma escolha criteriosa dos sistemas estruturais, através da definição da sua função e do seu comportamento. Análise sistemática à resposta dos sistemas estruturais a acções verticais e horizontais.
Programa
- Função e comportamento de elementos estruturais: escoras e tirantes; vigas, pilares e arcos; placas e membranas; lajes e cascas. - Esforços em vigas hiperstáticas. Vigas continuas. Lajes: esforços e comportamento das lajes. Lajes vigadas e fungiformes em pavimentos de estruturas de edifícios. - Análise de esforços em Pórticos planos. - Segurança e Acções: conceitos de segurança estrutural. Estados limites últimos e de utilização. Quantificação das acções em estruturas de edifícios. - Elementos de betão armado. Tipologias e aspectos básicos de comportamento. Dimensionamento de armaduras de secções de betão armado à flexão simples e à flexão composta. - Estruturas metálicas. Tipologias e aspectos básicos de comportamento. Verificação de segurança da resistência de secções à flexão simples e à flexão composta. Verificação de segurança de colunas.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Unidades curriculares (UC) cujos conteúdos são considerados como pré-requisitos à frequência desta unidade curricular: Estática e Resitência de Materiais
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação, organizacional, autodisciplina, perseverança, auto-motivação no estudo das matérias e resolução de problemas) e Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos elementos de estudo e outra bibliografia).
Bibliografia
Principal
The New York Academy of Sciences
Structures or Why Things Don´t Fall Down