Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Análise Estrutural

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Análise e Comportamento Estrutural

MA 2006 > MA 2006 > 1º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Estruturas > Análise e Comportamento Estrutural

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

56.0 h/semestre

Objectivos

Estabelecer as bases duma escolha criteriosa dos sistemas estruturais, através da definição da sua função e do seu comportamento. Análise sistemática à resposta dos sistemas estruturais a acções verticais e horizontais.

Programa

- Função e comportamento de elementos estruturais: escoras e tirantes; vigas, pilares e arcos; placas e membranas; lajes e cascas. - Esforços em vigas hiperstáticas. Vigas continuas. Lajes: esforços e comportamento das lajes. Lajes vigadas e fungiformes em pavimentos de estruturas de edifícios. - Análise de esforços em Pórticos planos. - Segurança e Acções: conceitos de segurança estrutural. Estados limites últimos e de utilização. Quantificação das acções em estruturas de edifícios. - Elementos de betão armado. Tipologias e aspectos básicos de comportamento. Dimensionamento de armaduras de secções de betão armado à flexão simples e à flexão composta. - Estruturas metálicas. Tipologias e aspectos básicos de comportamento. Verificação de segurança da resistência de secções à flexão simples e à flexão composta. Verificação de segurança de colunas.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Unidades curriculares (UC) cujos conteúdos são considerados como pré-requisitos à frequência desta unidade curricular: Estática e Resitência de Materiais

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação, organizacional, autodisciplina, perseverança, auto-motivação no estudo das matérias e resolução de problemas) e Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos elementos de estudo e outra bibliografia).

Bibliografia

Principal

Architecture and Engineering

M.Salvadori, M. Temple

1983

The New York Academy of Sciences


Understanding Structures

D. Seward

1986

MacMillan


Structures or Why Things Don´t Fall Down

J.E.Gordon

1981

Penguin