Disciplina
Engenharia Civil e Ambiente
Área
Competências Transversais > Competências Transversais
Activa nos planos curriculares
MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Engenharia Civil e Ambiente
MEC 2006 > MEC 2006 > 1º Ciclo > Engenharia Civil e Ambiente
Nível
A avaliação é realizada através de um trabalho de grupo (de preferência com 3 alunos) sobre uma temática relacionada com a Engenharia Civil. O tema do trabalho poderá ser escolhido de uma lista de temas, ou em alternativa poderá ser um tema sugerido pelos alunos. O trabalho é constituído por uma parte escrita e uma apresentação oral. Possibilidade de frequência de exame escrito em época de recurso.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
14.0 h/semestre
Objectivos
Dar uma perspectiva geral da Engenharia Civil sob os pontos de vista tecnológico e histórico. Sensibilizar os alunos para o âmbito dos desafios profissionais da Engenharia Civil e da sua relação com o Ambiente, ajudando a criar uma concepção clara do que é este ramo da Engenharia, quais as suas áreas de intervenção, a sua importância no desenvolvimento científico e o seu impacto socioeconómico. Desenvolver ou reforçar nos estudantes competências de gestão do tempo, trabalho em equipa e de comunicação (escrita e oral). A importância dessas competências é fortemente valorizada pelo mercado de trabalho, e faz parte das competências essenciais a um engenheiro civil.
Programa
A UC está organizada em três tipos de aula: Seminários, aulas tutoriais e aulas de acompanhamento dos trabalhos. Nas aulas de seminários podem desenvolver-se as seguintes actividades: seminários sobre a evolução histórica das construções; seminários sobre o contexto profissional com convidados da indústria; visitas ao LNEC e aos laboratórios do DECivil. As aulas tutoriais têm como função abordar os seguintes temas: gestão do tempo e organização do estudo; trabalho em equipa; expressão escrita; expressão oral. Nas aulas de acompanhamento dos trabalhos será dado apoio aos alunos em actividade relacionadas com os trabalhos, nomeadamente na selecção do tema, na pesquisa, na elaboração do relatório escrito e na apresentação oral. Perspectiva da evolução histórica da Engenharia Civil e das suas instituições. O papel do LNEC. Breves apresentações dos desafios científicos e dos mercados profissionais em cada domínio da Engenharia Civil e das Ciências Fundamentais que a apoiam, e das suas relações com o Ambiente. Apresentação dos métodos de aquisição e disseminação de informação científica.
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada através de um trabalho de grupo (de preferência com 3 alunos) sobre uma temática relacionada com a Engenharia Civil. O tema do trabalho poderá ser escolhido de uma lista de temas, ou em alternativa poderá ser um tema sugerido pelos alunos. O trabalho é constituído por uma parte escrita e uma apresentação oral. Possibilidade de frequência de exame escrito em época de recurso.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Apontamentos temáticos coligidos pelos vários Professores e disponibilizados via Web