Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Pontes e Estruturas Especiais

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas > Estruturas de Alvenaria e Madeira

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Opções > Opções do Tronco Comum > Estruturas de Alvenaria e Madeira

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas > Estruturas de Alvenaria e Madeira

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se conferir competências no domínio de estruturas em alvenaria (armada e não armada) e em madeira, em particular no que diz respeito à sua conceção e verificação da segurança estrutural. O curso direciona-se para a execução de estruturas novas, embora com referência a estruturas de edifícios antigos (que requerem abordagem específica). Para atingir o propósito do curso, abordam-se diversas temáticas, nomeadamente, a caracterização mecânica dos materiais, a análise do comportamento estrutural dos elementos das construções (paredes, vigas e colunas) e a análise do comportamento global das edificações com estruturas em alvenaria e em madeira. As exigências e pormenores construtivos necessários para garantir o eficaz funcionamento estrutural fazem parte, também, das temáticas do curso. Na avaliação da segurança estrutural e na definição dos detalhes construtivos seguem-se, quando existentes, as indicações propostas pelos Eurocódigos 5 e 6.

Programa

Parte 1 - Estruturas em Alvenaria: 1) Introdução e Enquadramento; 2) Edifícios com elementos estruturais em alvenaria; 3) Características físicas e mecânicas dos materiais; 4) Dimensionamento aos estados limites últimos; 4.1) Alvenaria não armada 4.2) Alvenaria Confinada; 4.3) Alvenaria armada e pré-esforçada; 5) Comportamento estrutural (global) de edifícios com estrutura em alvenaria; 6) Estados limites de utilização; 7) Disposições construtivas; 8) Patologias e reabilitação. Parte 2 - Estruturas de Madeira: 1) Introdução e Enquadramento; 2) Características físicas e mecânicas dos materiais; 3) Dimensionamento aos estados limites últimos; 4) Verificação dos estados limites de utilização; 5) Ligações; 6) Sistemas estruturais; 7) Disposições construtivas; 8) Patologias e reabilitação.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação, organizacional, autodisciplina, perseverança, auto-motivação no estudo das matérias e resolução de problemas,e Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos elementos de estudo e outra bibliografia). Estima-se que no seu conjunto as competências transversais possam equivaler a 10% da classificação final.

Bibliografia

Principal

EC 6, Design of masonry structures, Part 1.1: General rules for reinforced and unreinforced masonry structures

CEN

2005


Design of structural masonry

W. M. C. McKenzie

2001

Palgrave


Design of masonry structures

B. P. Sinha, S. R. Davies

1997

E&FN SPON


EC 5, Design of timber structures

CEN

2005


Masonry Structures, Behavior and Design 4e

A. Hamid

2018

Masonry Society


Assessment and Retrofit of Masonry Structures

A. Hamid, M. Schuller

2018

The Masonry Society


Handbook 1: Timber Structures: Leonardo da Vinci Project CZ/06/B/F/PP/168007

Temtis

2008


Handbook 2: Design of Timber Structures According to EC5: Leonardo da Vinci Project CZ/06/B/F/PP/168007

Temtis

2008


Instruction Handbook to Elaborated Case Studies, Guide to case studies for lectures: Leonardo da Vinci Project CZ/06/B/F/PP/168007

Temtis

2008