Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

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MA 2006 > MA 2006 > 1º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Metodologias da Representação > Programação e Computação para Arquitectura

Nível

A avaliação tem três componentes, duas das quais são individuais e uma terceira realizada em grupo de dois alunos. As avaliações individuais incluem: (1) quatro mini-testes de monitorização do nível de aprendizagem, cujo resultado tem um peso de 10% na nota final; (2) dois testes com um peso de 45% na nota final. A avaliação em grupo compreende um projecto de aplicação dos conhecimentos adquiridos cujo objectivo é a produção de uma forma arquitectónica complexa (tipicamente, um edifício emblemático) recorrendo exclusivamente à programação.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

3.0 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

Compreender o desenho generativo. Dominar os fundamentos da computação e da programação num contexto arquitectónico. São exploradas as abordagens funcionais e imperativas à geração e manipulação de formas arquitectónicas. São apresentadas várias técnicas de modelação computacional de formas arquitectónicas, derivadas, entre outras, da geometria analítica, da geometria construtiva de sólidos, e de representações de fronteira.

Programa

Computação e Programação. Algoritmo. Sintaxe, semântica e pragmática de linguagens. Elementos da linguagem: expressões primitivas, expressões condicionais, funções e estruturas de controle. Recursão e iteração. Modelação geométrica bidimensional e tridimensional. Programação funcional. Atribuição, estado e programação imperativa. Aleatoriedade. Listas. Geometria construtiva de sólidos. Funções de ordem superior. Representações paramétricas de curvas e superfícies.

Metodologia de avaliação

A avaliação tem três componentes, duas das quais são individuais e uma terceira realizada em grupo de dois alunos. As avaliações individuais incluem: (1) quatro mini-testes de monitorização do nível de aprendizagem, cujo resultado tem um peso de 10% na nota final; (2) dois testes com um peso de 45% na nota final. A avaliação em grupo compreende um projecto de aplicação dos conhecimentos adquiridos cujo objectivo é a produção de uma forma arquitectónica complexa (tipicamente, um edifício emblemático) recorrendo exclusivamente à programação.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Programação para Arquitectura

A. Leitão

2018

(accepted for publication, ISTPress)


Architectural Geometry

H. Pottmann, A. Asperl, M. Hofer and A. Kilian

2007

Bentley Institute Press


Algorithmic Architecture

Terzidis K.

2006

Architectural Press


Architecture in the Digital Age: Design and Manufactoring

B. Kolarevic

2003

Spon Press