Disciplina
Programação e Computação para Arquitectura
Área
Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura
Activa nos planos curriculares
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Nível
A avaliação tem três componentes, duas das quais são individuais e uma terceira realizada em grupo de dois alunos. As avaliações individuais incluem: (1) quatro mini-testes de monitorização do nível de aprendizagem, cujo resultado tem um peso de 10% na nota final; (2) dois testes com um peso de 45% na nota final. A avaliação em grupo compreende um projecto de aplicação dos conhecimentos adquiridos cujo objectivo é a produção de uma forma arquitectónica complexa (tipicamente, um edifício emblemático) recorrendo exclusivamente à programação.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
3.0 h/semana
98.0 h/semestre
Objectivos
Compreender o desenho generativo. Dominar os fundamentos da computação e da programação num contexto arquitectónico. São exploradas as abordagens funcionais e imperativas à geração e manipulação de formas arquitectónicas. São apresentadas várias técnicas de modelação computacional de formas arquitectónicas, derivadas, entre outras, da geometria analítica, da geometria construtiva de sólidos, e de representações de fronteira.
Programa
Computação e Programação. Algoritmo. Sintaxe, semântica e pragmática de linguagens. Elementos da linguagem: expressões primitivas, expressões condicionais, funções e estruturas de controle. Recursão e iteração. Modelação geométrica bidimensional e tridimensional. Programação funcional. Atribuição, estado e programação imperativa. Aleatoriedade. Listas. Geometria construtiva de sólidos. Funções de ordem superior. Representações paramétricas de curvas e superfícies.
Metodologia de avaliação
A avaliação tem três componentes, duas das quais são individuais e uma terceira realizada em grupo de dois alunos. As avaliações individuais incluem: (1) quatro mini-testes de monitorização do nível de aprendizagem, cujo resultado tem um peso de 10% na nota final; (2) dois testes com um peso de 45% na nota final. A avaliação em grupo compreende um projecto de aplicação dos conhecimentos adquiridos cujo objectivo é a produção de uma forma arquitectónica complexa (tipicamente, um edifício emblemático) recorrendo exclusivamente à programação.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
(accepted for publication, ISTPress)
H. Pottmann, A. Asperl, M. Hofer and A. Kilian
Architecture in the Digital Age: Design and Manufactoring