Disciplina
Espaço, Sociedade e Cultura
Área
Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura
Activa nos planos curriculares
MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Espaço, Sociedade e Cultura
MET 2006 > MET 2006 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares de Opção > Espaço, Sociedade e Cultura
MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Opções > Espaço, Sociedade e Cultura
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
Promover uma leitura holística do processo de projectar em arquitectura a partir de uma reflexão crítica sobre as diferentes condições, requisitos, implicações e riscos que se colocam nas fases de planeamento, concepção, construção, ocupação e manutenção. Fomentar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos para avaliação de objectos arquitectónicos em situação de uso focalizada em: condições espaço-funcionais; eficácia da resposta à organização social que acomoda; aferição da vocação funcional;. Exercitar a aptidão para gerar, pesquisar e organizar informação sobre o problema em estudo, comunicar a validade das análises elaboradas (diagnóstico) e tomar decisões (soluções e medidas de intervenção).
Programa
Conceitos elementares: espaços arquitectónicos complexos; programação arquitectónica; vida útil económica, funcional e física; avaliação qualitativa e quantitativa; vocação funcional dos espaços. Relação entre espaço arquitectónico e uso. Condições e exigências de desempenho: identificação de variáveis sociais, económicas, culturais e físicas; parâmetros de avaliação. Avaliação Pós-Ocupação (APO): conceitos, metodologia, ferramentas de análise e tecnicas de avaliação espaço-funcional. Representação, quantificação e interpretação das características configuracionais dos sistemas espaciais. Identificação de Estratégias espaciais e de propriedades configuracionais. Caracterização de elementos morfológicos.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
N/A
Componente Laboratorial
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
N/A
Componente de Competências Transversais
Etravés da integração de competências transversais nesta UC promove-se o desenvolvimento das capacidades de: i) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza do problema em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre o problema em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; ii) comunicação e transmissão de ideias e intenções conceptuais, i.e. conhecer e aplicar: diferentes modelos físicos (descritivos) para apoio à elaboração de projectos; diferentes estratégias de representação bi e tridimensional e comunicação visual de acordo com a fase e tipo de desenvolvimento do projecto; diferentes meios para partilhar e comunicar ideias; iii) trabalhar autonomamente e em grupo. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.
Bibliografia
Principal
Inquiry by Design: Tools for Environment-Behavior Research
Cambridge Univ. Press, Cambridge, UK.
Cambridge Univ. Press, Cambridge, UK
Building Evaluation Techniques
Baird,G., Gray,J., Isaacs,N., Kernohan,D. and McIndoe,G.
Assessing Building Performance
Preiser,W. and Fisher, J. (ed)
Elsevier, Butherworth Heinemann
Buildings and Power. Freedom and Control in the Origin of Modern Building Types
Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído
Studio Nobel,EDUSP, S. Paulo, Brasil
A Vulnerabilidade do espaço em Chelas. Uma abordagem Sintáctica
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa