Disciplina

Área

Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Ambiente

Activa nos planos curriculares

LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Ecologia Aplicada e da Paisagem

MUOT 2009 > MUOT 2009 > 2º Ciclo > Ecologia Aplicada e da Paisagem

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Ecologia Aplicada e da Paisagem

MET 2006 > MET 2006 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares de Opção > Ecologia Aplicada e da Paisagem

LEAmb 2006 > LEAmb 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Ecologia Aplicada e da Paisagem

Nível

Exame (30% = 1,8 ECTS) Apresentação e discussão final do projeto (grupo 3-4 alunos) (70% = 4,2 ECTS, dos quais 35% (1,5 ECTS) avaliam a componente de programação e computação associada ao desenvolvimento do projeto)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

4.0 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Compreender os conceitos fundamentais em biodiversidade. Entender os principais processos de perda da biodiversidade a diferentes escalas. Ter capacidade para a avaliação de estado dos habitats à escala da paisagem. Ter capacidade de utilização e processamento de informação geográfica, e de integração de diferentes tipos de dados, no âmbito da ecologia aplicada. Compreender os fundamentos da representação da informação geográfica e dos sistemas de informação geográfica. Aplicar a base conceptual dos serviços de ecossistema à conservação da biodiversidade. Conhecer as principais ferramentas e estratégias de gestão da biodiversidade.

Programa

(1) Avaliação e Gestão da Biodiversidade: Conceitos fundamentais. Padrões e processos. Factores de alteração da biodiversidade. Regimes de perturbação. Teoria da Ecologia da Paisagem. Monitorização: tipos e fontes de dados, métricas, indicadores. Serviços de ecossistema: conceitos, princípios e métodos de mapeamento. Contexto de orientações políticas, formas de avaliação e de actuação nos serviços de ecossistema. Estratégias e avaliação de prioridades para conservação. Avaliação do estado da BD. Métodos e práticas para a conservação e restauro. (2) Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica: Fundamentos sobre sistemas de coordenadas e georreferenciação. Modelos de dados vetorial e matricial. Operações de análise espacial e álgebra de mapas. Infraestruturas de dados espaciais aplicados à EAP. (3) Projeto: Avaliação do estado de conservação de habitats com a aplicação de análise espacial e SIG de dados de campo e dados de deteção remota.

Metodologia de avaliação

Exame (30% = 1,8 ECTS) Apresentação e discussão final do projeto (grupo 3-4 alunos) (70% = 4,2 ECTS, dos quais 35% (1,5 ECTS) avaliam a componente de programação e computação associada ao desenvolvimento do projeto)

Pré-requisitos

Frequência de Ecologia Geral

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Projeto de grupo em ambiente de sistemas de informação geográfica, que inclui tarefas de modelação de dados (com escolha de modelos apropriados baseados em abstrações para modelação espacial). As valências desta componente são avaliadas em 35% da avaliação do projeto, o que corresponde um peso de avaliação de 25% dos ECTS da UC (= 1,5 ECTS).

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico - inovação na abordagem por objetivos; Competências interpessoais e de comunicação - trabalho de equipa, apresentações orais; Literacia da informação - pesquisa de informação geográfica e de bases de conhecimento. A percentagem da avaliação que corresponde a estas competências será de 20%.

Bibliografia

Principal

Principles of Conservation Biology

Martha J. Groom, Gary K. Meffe, and C. Ronald Carroll

2005

Sinauer Associates, Inc.


Portugal Millennium Ecosystem Assessment: State of the Assessment Report

Pereira, H. M., Domingos, T., and Vicente, L.

2004

Centro de Biologia Ambiental, Faculdade de Ciências, Univ. Lisboa


Mapping Ecosystem Services

Burkhard, B., Maes, J.

2017

Pensoft Publishers, Sofia.


A Standardised Procedure for Surveillance and Monitoring European Habitats

Bunce, R. et al.

2008

Landscape Ecology 23(1):11-25.


Geospatial Analysis - a comprehensive guide

de Smith, Michael, Goodchild, Michael, Longley, Paul

n.a.

n.a.


Measuring Landscapes

Leitão, A. et al.

2012

Island Press:Washington


Applied Landscape Ecology

Rego, F. et al.

2019

John Wiley & Sons


A Gentle Introduction to GIS

VV.AA (s/d)

n.a.

n.a.