Disciplina

Área

Ciências e Modelação de Terra > Ciências e Modelação de Terra

Activa nos planos curriculares

DFAGeo2006 > DFAGeo2006 > 3º Ciclo > Sistemas de Informação Geográfica(Demg)

Nível

O aluno deverá elaborar ao longo do semestre um trabalho de aplicação dos SIG aos recursos minerais. A avaliação da disciplina consistirá na avaliação do trabalho (60%) e uma discussão oral do mesmo (40%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Com esta disciplina o aluno fica com competência para utilizar um Sistema de Informação Geográfica na inventariação e planeamento de recursos minerais.

Programa

1 ? Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica; Enquadramento, definições e conceitos; Aplicações e utilizadores; Informação geográfica e modelos conceptuais; Modelos matriciais e vectoriais (definição, aplicação e conversão raster-vector); 2 ? Representação de dados espaciais; Criação e edição de views e temas; Tipos de elementos e atributos; Criação de layouts (relatórios e gráficos); 3 ? Bases de dados; Definição, componentes, design; Aquisição e inquirição dos dados; Selecção e identificação de elementos por atributos; Selecção e identificação espacial de elementos; 4 ? Análise e operações (modelos vectoriais); Funções de geoprocessamento; Métodos e ferramentas analíticas; Linhas de comando; 5 ? Análise espacial (modelos matriciais); Modelos Digitais do Terreno.

Metodologia de avaliação

O aluno deverá elaborar ao longo do semestre um trabalho de aplicação dos SIG aos recursos minerais. A avaliação da disciplina consistirá na avaliação do trabalho (60%) e uma discussão oral do mesmo (40%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Principles of Geographical Information Systems

Burrough

1996

Oxford University Press. New York.


Fundamentos de Informação Geográfica

Matos

2001

Lidel


Geographic Information Systems and Science

Longley et al.

2004

Wiley