Disciplina

Área

Área Científica de Geotecnia > Mecânica dos Solos

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Engenharia Sísmica Geotécnica

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Geotecnia > Obrigatórias > Engenharia Sísmica Geotécnica

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Engenharia Sísmica Geotécnica

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O aluno ficará a conhecer a importância da Engenharia Sísmica para a sociedade, bem como compreender o comportamento dos solos e das estruturas geotécnicas sob acções sísmicas.

Programa

Relavância da Engenharia Sísmica para a sociedade. Noções de Sismologia. Perigosidade e risco sísmico. Dinâmica de osciladores de 1 g.l. Comportamento cíclico dos solos. Rigidez e amortecimento. Propagação e atenuação de ondas sísmicas. Efeitos locais de amplificação sísmica. Regulamentação sísmica. Mobilidade cíclica e liquefacção. Avaliação da susceptibilidade à liquefacção. Resposta sísmica de estruturas de suporte. Resposta sísmica de taludes. Estacas sob acções sísmicas.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Os alunos devem resolver os diversos trabalhos práticos recorrendo à plataforma Matlab, onde aplicam a função FFT directa e inversa, representa uma função harmónica na forma trigonometrica, exponencial e complexa, integração numérica e no domínio da frequência de um registo sísmico e aplicação do método da resposta complexa a uma camada visco-elástica.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nos trabalhos práticos e suas apresentações; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) nos trabalhos práticos e suas apresentações, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), rabalhos práticos e suas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Geotechnical Earthquake Engineering

Kramer, S.L.

1996

Prentice Hall. ISBN 0 13 374943 6


Eurocode 8 - Design provisions for earthquake resistance of structures

EC8

2010