Disciplina
Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos
Área
Área Científica de Ambiente e Recursos Hídricos > Hidrologia e Recursos Hídricos
Activa nos planos curriculares
MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos > Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos
MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos > Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos
MEGE 2021 > MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Eficiência Energética > Opções da Área de Especialização > Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Complementar a Energias Renováveis > Opção > Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos
MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos > Modelação e Planeamento de Recursos Hídricos
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Proporcionar conhecimento e formação complementar relacionada com a Hidrologia, com ênfase para a análise de cheias, para o desenvolvimento de modelos hidrológicos de transformação da precipitação em escoamento, para a propagação de cheias em canais naturais e para a utilização de software de modelação hidrológica. Proporcionar formação específica em Planeamento de Recursos Hídricos relacionada com conceitos gerais sobre instrumentos do planeamento, com a análise económica de projetos alternativos, com a geração de séries sintéticas de caudais, com o dimensionamento de albufeiras e com as intervenções em áreas inundáveis. Apresentar conceitos relacionados com as mudanças climáticas e com a sua influência na disponibilidade hídrica e nos critérios de projeto no âmbito dos recursos hídricos superficiais
Programa
Análise de hietogramas e de hidrogramas. Escoamento direto e de base. Curvas de recessão do escoamento de base. Precipitação útil e de perdas da precipitação. Modelo do SCS para as perdas de precipitação e relevância do número de escoamento Precipitações intensas e construção de hietogramas de projeto. Modelo do hidrograma unitário – métodos diretos e indiretos. Modelos de transformação da precipitação em escoamento. Modelos de propagação de cheias em canais naturais. Sistemas de bacias hidrológicas interligadas. Modelos HEC-HMS e HEC-RAS. Fases do planeamento de recursos hídricos. Critérios de análise económica aplicados à seleção de projetos alternativos. Séries sintéticas de escoamento, seu papel no planeamento de recursos hídricos e sua geração. Dimensionamento e análise de desempenho de albufeiras. A estacionaridade das séries hidrológicas e as mudanças climáticas. Deteção de tendências. Introdução de tendências em valores de projeto.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Conhecimento adquirido na UC de Hidrologia e Recursos Hídricos do IST ou numa UC em tudo equivalente, incluindo todos os conceitos e modelos relacionados com a análise estatística de séries temporais hidrológicas. Capacidade de execução e de implementação de algoritmos numéricos. Amplo conhecimento das ferramentas do Excel. Conhecimento de linguagem de programação e aptidão para desenvolver programas computacionais (desejável)
Componente Laboratorial
O curso possui uma forte componente prática, mediante utilização praticamente contínua de meios informáticos pelo as aulas têm em necessariamente de ser lecionadas em salas dispondo de computadores, que, além do mais, permitam o acesso a softwares de utilização livre. Ao longo do curso os alunos aplicam conceitos teóricos antecedentes e novos a situações reais de projeto relacionadas com a avaliação e a caracterização das disponibilidades hídricas de superfície e com o dimensionamento e a otimização de sistemas de recursos hídricos, também em contextos de mudança climática.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não obstante a UC contribuir para desenvolver e cimentar as competências de programação e computação, não atribui créditos às mesmas. Embora o processamento de dados e o desenvolvimento de modelos possam ser realizados com funções do Excel, os alunos são convidados a tentar desenvolver e implementar procedimentos computacionais.
Componente de Competências Transversais
Ao executar trabalhos obrigatórios da UC os alunos têm de trabalhar em equipa e demonstrar disciplina e perseverança para acompanhar a lecionação da matéria e para concluir as diferentes tarefas e respetivos prazos. Estima-se que cerca de 5% da avaliação se refira a competências transversais.
Bibliografia
Principal
Planeamento e Gestão de Recursos Hídricos
Water Resources Systems Planning and Management
Water Resources Publications, Denver
Guidelines for the design of small hydropower plants