Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Pontes e Estruturas Especiais

Activa nos planos curriculares

MAM-EAerod > MAM-EAerod > 2º Ciclo > Área de Especialização > Estruturas > Opção 1 > Estruturas Especiais

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas > Estruturas Especiais

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Estruturas > Opções da Especialização > Opcionais 2 > Estruturas Especiais

MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas > Estruturas Especiais

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Objetivos de aprendizagem da unidade curricular: Introdução ao projecto de estruturas especiais: estruturas de edifícios industriais, estruturas de pavimento e de cobertura de grande vão, estruturas offshore, reservatórios, silos e chaminés. Definição das acções e dos modelos de análise em estruturas especiais. Verificação dos estados limites. Concepção e dimensionamento de juntas e de sistemas de contraventamento.

Programa

(1) Introdução: Estruturas especiais - definições e classificação; Aspectos especiais do dimensionamento. (2) Vigas trianguladas, planas e espaciais: resistência e deformabilidade. Juntas aparafusadas e soldadas de perfis tubulares de aço. (3) Vigas celulares e vigas alveolares. (4) Vigas de secção soldada. (5) Concepção e dimensionamento de estruturas porticadas de aço e de sistemas de contraventamento. (6) Elementos compostos comprimidos. (7) Estruturas offshore – tipos; definição das acções; Análise e dimensionamento da superestrutura. (8) Reservatórios. (9) Silos. (10) Chaminés.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Unidades curriculares (UC) cujos conteúdos são considerados como pré-requisitos à frequência desta unidade curricular: Mecânica I, Mecânica II, Resistência de Materiais I, Resistência de Materias II, Análise de Estruturas, Estruturas Metálicas I.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação, organizacional, autodisciplina, perseverança, auto-motivação no estudo das matérias e reolução de problemas),e Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos elementos de estudo e outra bibliografia). Admite-se que a avaliação das referidas competências transversais corresponda a 5% da avaliação total

Bibliografia

Principal

Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais

Mendes, P.M., Oliveira Pedro, J.J.

2020

IST Press


Estabilidade e Dimensionamento de Estruturas

Reis, A.J., Camotim, D.

2012

Ed. Orion


Estabilidade Estrutural

Reis, A.J., Camotim, D.

2000

McGraw Hill


Charpentes métalliques: Conception et dimensionnement des halles et bâtiments (TGC volume 11)

Hirt, M. et Crisinel, M.

2005

PPUR presses polytechniques