Disciplina
Estruturas Metálicas e Mistas
Área
Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas > Estruturas Metálicas e Mistas
Activa nos planos curriculares
MAM-EAerod > MAM-EAerod > 2º Ciclo > Área de Especialização > Estruturas > Opção 1 > Estruturas Metálicas e Mistas
MEMilitar > MEMilitar > 2º Ciclo > Estruturas Metálicas e Mistas
MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Estruturas Metálicas e Mistas
MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Estruturas > Opções da Especialização > Opcionais 1 > Estruturas Metálicas e Mistas
MEC 2006 > MEC 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Estruturas Metálicas e Mistas
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
O objetivo da disciplina consiste em proporcionar formação no domínio das estruturas metálicas e das estruturas mistas, a qual (i) envolve conceitos teóricos e aplicações, e (ii) tem como objectivo permitir que os alunos adquiram o conhecimento, as metodologias e a sensibilidade necessários para efectuar a análise destes tipos de estruturas e o respectivo dimensionamento ou verificação de segurança de acordo com os Eurocódigos 3 (estruturas metálicas) e 4 (estruturas mistas). Na parte relativa às estruturas metálicas são abordados com especial ênfase aspectos relativos a fenómenos de estabilidade estrutural (encurvadura de paredes finas, barras e pórticos). Na parte relativa às estruturas mistas estudam-se sobretudo os aspectos relacionados com o efeito da interacção aço–betão nos diversos elementos estruturais.
Programa
1. Estruturas Metálicas Classificação de secções; fenómenos de encurvadura local. Verificação da Segurança de Secções (classes 1 a 4). Análise de pórticos: rigidez geométrica; carga crítica; análise de 2ª ordem; classificação do pórtico; imperfeições; esforços de dimensionamento; comprimentos de encurvadura. Verificação da segurança de barras: fenómenos de encurvadura de barras; colunas; vigas; vigas-coluna. 2. Estruturas Mistas Conceito de estruturas mistas. Análise plástica e elástica de secções transversais de vigas mistas. Análise global de vigas mistas. Verificação da segurança de vigas mista. Análise e verificação da segurança de lajes mistas com chapa perfilada. Análise e verificação da segurança de colunas mistas.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente em pensamento crítico, competências intrapessoais e interpessoais e literacia da informação e dos media, estimando-se que correspondendo a 5% da avaliação final.
Bibliografia
Principal
Apontamentos de Estruturas Metálicas
D. Camotim, C. Basaglia e N. Silvestre
Estabilidade e Dimensionamento de Estruturas
Estruturas Mistas de Aço e Betão
Designer's Handbook to Eurocódigo 4
Análise Geometricamente não linear de pórticos
Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas
Designers’ Guide to Eurocode 3: Design of Steel Buildings, 2nd edition
Leroy Gardner and David Nethercot
Composite Structures of Steel and Concrete
Blackwell Scientific Publications