Disciplina

Riscos Naturais e Tecnológicos

Área

Área Científica de Minas e Georrecursos > Recursos Naturais e Ambiente

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Nível

70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

0.5 h/semana

63.0 h/semestre

Objectivos

- compreender a diferença entre perigo e risco - identificar os riscos associados à erosão da rocha para as infraestruturas e edificado - identificar os riscos associados às atividades de exploração e produção de recursos minerais e energéticos - reconhecer a importância da aplicação das melhores práticas de segurança da indústria - saber aplicar medidas preventivas e mitigadoras do risco

Programa

Na UC serão abordados os riscos naturias e tecnológicos assiociados ao constexto geológico e às atividades de exploração e produção de recursos minerais sempre nas duas dimensões: identificação dos problemas e aplicação medidas de prevenção e/ou mitigação. A lista dos tópicos a aplicar: - Riscos geológicos: deslizamentos e quedas de blocos, erosão costeira - Riscos associados ao património cultural construido em pedra - Riscos associados à atividade mineira - Riscos associados à atividade de exploração de petróleo e gás

Metodologia de avaliação

70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Sem recomendações

Componente Laboratorial

A componente laboratorial servirá de apoio ao desenvolvimento do projeto; o tema do projeto será adaptado ao plano curricular do aluno, i.e., MEGM, MERE ou outro.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Rock Engineering Risk

John A. Hudson, Xia-Ting Feng

2015

CRC Press


Petroleum and the Environment

Edith Allison and Ben Mandler

2012

The American Geosciences Institute


Environmental Geology – An Earth System Science Approach

Merritts, D. J.; De Wet, A.; Menking, K.

2014

W. H. Freeman


Natural and Anthropogenic Hazards in Karst Areas: Recognition, Analysis, Mitigation

Edited by M Parise and J Gunn

2007

GSL Special Publications