Disciplina
Riscos Naturais e Tecnológicos
Área
Área Científica de Minas e Georrecursos > Recursos Naturais e Ambiente
Activa nos planos curriculares
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Nível
70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
0.5 h/semana
63.0 h/semestre
Objectivos
- compreender a diferença entre perigo e risco - identificar os riscos associados à erosão da rocha para as infraestruturas e edificado - identificar os riscos associados às atividades de exploração e produção de recursos minerais e energéticos - reconhecer a importância da aplicação das melhores práticas de segurança da indústria - saber aplicar medidas preventivas e mitigadoras do risco
Programa
Na UC serão abordados os riscos naturias e tecnológicos assiociados ao constexto geológico e às atividades de exploração e produção de recursos minerais sempre nas duas dimensões: identificação dos problemas e aplicação medidas de prevenção e/ou mitigação. A lista dos tópicos a aplicar: - Riscos geológicos: deslizamentos e quedas de blocos, erosão costeira - Riscos associados ao património cultural construido em pedra - Riscos associados à atividade mineira - Riscos associados à atividade de exploração de petróleo e gás
Metodologia de avaliação
70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Sem recomendações
Componente Laboratorial
A componente laboratorial servirá de apoio ao desenvolvimento do projeto; o tema do projeto será adaptado ao plano curricular do aluno, i.e., MEGM, MERE ou outro.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
The American Geosciences Institute
Environmental Geology – An Earth System Science Approach
Merritts, D. J.; De Wet, A.; Menking, K.
Natural and Anthropogenic Hazards in Karst Areas: Recognition, Analysis, Mitigation