Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Cultura Arquitectónica

Activa nos planos curriculares

Min-TPPC 2021 > Min-TPPC 2021 > Opções > Património e Transformação Digital

Nível

Método de ensino teórico-prático, com recurso a ferramentas e meios de comunicação digitais e em rede. A participação dos alunos é incentivada e valorizada, tanto nas actividades a realizar em aula, como na componente de trabalho autónomo e nos fóruns de discussão online associados a esta UC. Método de avaliação: - Questionários intercalares, a realizar individualmente, em aula (40%); - Trabalho final, a realizar em grupos de 2 a 3 alunos, com entrega em formato escrito ou em vídeo (60%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

49.0 h/semestre

Objectivos

A unidade curricular de Património e Transformação Digital pretende analisar e discutir o modo como as tecnologias da informação têm transformado os processos de estudo, conservação, divulgação e fruição do património cultural. A partir de bibliografia especializada, recursos online e contributos de profissionais de diversas áreas, serão identificadas e debatidas questões actuais, designadamente em torno dos sistemas de informação para o património e da digitalização de colecções museológicas, bem como da sua apropriação por diferentes públicos. As várias actividades e debates a realizar visam proporcionar uma visão crítica e transdiciplinar das mudanças associadas à transformação digital, no campo do património cultural.

Programa

1. Introdução à unidade curricular. Conceitos fundamentais no dominínio do património cultural. 2. Sistemas tecnológicos e culturas digitais. 3. Digitalização de bens culturais vs. património digital. 4. O impacto das tecnologias digitais na experiência dos visitantes de museus, monumentos e sítios. Interfaces e sistemas de mediação. 5. Sistemas de informação para o património cultural. Inventário, documentação e utilização por diferentes públicos. Plataformas de referência, à escala nacional e internacional. 6. Museus de arte: digitalização de colecções e acesso aberto. 7. O património cultural na era das redes sociais

Metodologia de avaliação

Método de ensino teórico-prático, com recurso a ferramentas e meios de comunicação digitais e em rede. A participação dos alunos é incentivada e valorizada, tanto nas actividades a realizar em aula, como na componente de trabalho autónomo e nos fóruns de discussão online associados a esta UC. Método de avaliação: - Questionários intercalares, a realizar individualmente, em aula (40%); - Trabalho final, a realizar em grupos de 2 a 3 alunos, com entrega em formato escrito ou em vídeo (60%)

Pré-requisitos

Não aplicável.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

O carácter transdisciplinar desta unidade curricular convoca várias competências transversais, nomeadamente: a) a abordagem ao património, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural, visa promover a o diálogo intercultural, a tolerância e a cidadania global; b) as actividades propostas procuram contribuir para aumentar a literacia digital; c) os debates realizados nas aulas, os questionários e o trabalho de grupo pretendem também fomentar a reflexão, o pensamento crítico e a integração de conhecimentos adquiridos noutras áreas, assim como desenvolver competências de comunicação oral e escrita. Estas competências transversais estão subjacentes a todo o processo de avaliação, tanto na componente individual (40%) como no trabalho de grupo (60%).

Bibliografia

Principal

Charter on the Preservation of Digital Heritage

UNESCO

2003


Copy Culture: Sharing in the Age of Digital Reproduction

CORMIER, Brenan (ed.)

2017

V&A Publishing


Digital Culture in Architecture: An Introduction for the Design Professions

PICON, Antoine

2010

Birkhäuser


Museums and Digital Culture. New Perspectives and Research

GIANNINI, Tula; BOWEN, Jonathan P. (eds.)

2019

Springer


Património Cultural: conceitos e critérios fundamentais

BARRANHA, Helena (org.)

2016

IST Press & ICOMOS-Portugal


The Digital Condition

STALDER, Felix

2018

Polity


Theorizing Digital Cultures

BOLLMER, Grant

2018

Sage


You Are Here — Art After the Internet

KHOLEIF, Omar (ed.)

2014

Cornerhouse