Disciplina
Modelação e Análise de Informação Geográfica
Área
Área Científica de Minas e Georrecursos > Cartografia
Activa nos planos curriculares
AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Modelação e Análise de Informação Geográfica
LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 1º Ano > Modelação e Análise de Informação Geográfica
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
1.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Conhecer os conceitos relativos às ciências da informação geográfica através da experimentação com ferramentas em ambiente de sistemas de informação geográfica. Ser capaz de aplicar raciocínio espacial, através da realização de exercícios de edição e manipulação de informação geográfica, e ter a capacidade de extração de indicadores de índole espacial.
Programa
AULAS TEÓRICAS: Parte I: Modelos de dados espaciais; operações de análise espacial vetorial; análise de redes Parte II: Operações de álgebra de mapas; modelos digitais do relevo; interpolação; superfícies de custo AULAS LABORATORIAIS: Parte I: Exercícios de treino e aplicação orientados para o processamento de dados em formato vetorial Parte II: Exercícios de treino e aplicação orientados para o processamento de dados em formato matricial
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Utilização de sala de computadores com software adequado para resolução de exercícios
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Utilização de sistemas de informação geográfica para resolução de exercícios, que incluem tarefas de modelação de dados (com escolha de modelos apropriados baseados em abstrações para modelação espacial). Nos trabalhos de grupo esta componente será avaliada com un peso de 10% da classificação final de cada trabalho.
Componente de Competências Transversais
Pretende-se desenvolver o pensamento crítico sobre os temas apresentados e a sua importância na atividade de engenharia. A UC inclui um conjunto de trabalhos de grupo que pretende potenciar a capacidade de trabalho em equipa, divisão de tarefas e competências de comunicação interpessoal, estimando-se que o contributo da avaliação dessas competências corresponda a 10% da avaliação total.
Bibliografia
Principal
Geospatial Analysis - a comprehensive guide
Michael de Smith, Michael Goodchild, Paul Longley
Disponível gratuitamente a versão Web em http://www.spatialanalysisonline.com/HTML
https://docs.qgis.org/2.8/en/docs/gentle_gis_introduction/